Há uma nova marca de elétricos para bater a Tesla

21/03/2021

A Geely, consórcio chinês que detém a Volvo e é dono da Lotus e de 9.7% da Daimler, prepara-se para lançar uma nova marca global exclusivamente dedicada à produção de elétricos premium. O objetivo é competir diretamente com os Tesla de topo, concretizando o sonho assumido de Li Shufu, CEO do gigante empresarial, de poder um dia fazer carros “como a Mercedes-Benz”…

A nova marca chinesa com pretensões mais elitistas vai chamar-se Zeekr, devendo integrar o portefólio da Lingling Technologies, para o desenvolvimento de fabrico de modelos de luxo com base na Sustainable Experience Architecture (SEA), a plataforma modular ‘open source’ para elétricos, já confirmada em mais de uma dezena de automóveis da Volvo e da Lynk & Co.

De acordo com o Automotive News, a confirmar o almejado estatuto de ‘upmarket’, o novo emblema deverá renunciar ao modelo de negócio tradicional, concentrando as vendas em showrooms em pontos estrategicamente selecionados, sem uma rede convencional de concessionários, e com os modelos pré-configurados a preços fixos, como na marca de Elon Musk, embora esta privilegie muito claramente o processo online.

Projeto especialmente ambicioso, como explicou Alan Kang, analista na consultora LMC Automotive, lembrando que a só criação de uma nova marca permite à Geely ter a ambição de competir com a Tesla. De acordo com aquele especialista, em declarações ao Automotive News, os clientes chineses associam a Geely à imagem de fabricante tradicional, sem a aura tecnológica de uma Tesla. “A Geely não tem uma imagem forte nos veículos elétricos neste momento”, explicou Alan Kang, que não tem dúvidas em afirmar que, em caso de sucesso, a Zeekr chegará também à Europa.