Hart-Parr 30-60 um dos mais importantes tractores da história

03/11/2022

Segundo vários historiadores, foi a empresa Hart-Parr que “inventou” a palavra “tractor”, pois conjugando as palavras traction e power formaram a palavra tractor, sendo utilizada pela primeira vez nas publicidades da empresa. Se esta é a história verdadeira ou não, não se sabe, mas sem dúvida que a empresa Hart-Parr foi essencial para várias empresas devido aos productos que oferecia.

No final do século XIX começaram a aparecer os primeiros tractores movidos com motores a vapor, tal como os comboios da época, além de serem bastante barulhentos e lentos, necessitavam de muita manutenção, não trazendo grandes vantagens quando comparados com a tracção animal. Os primeiros tractores com motores a gasolina apareceram em 1889 através de John Charter, trazendo inúmeras vantagens e fez com que a partir daí todos os tractores fossem movidos a gasolina e a querosene, até ao aparecimento dos tractores com motores a gasóleo.

A Hart-Parr Gasoline Engine Company foi fundada em 1897 por Charles Hart e Charles Parr que se conheceram na universidade e acabariam por formar a empresa juntos. Inicialmente o seu foco era a produção de motores estacionários para a indústria. No início de 1900 começaram a oferecer tractores simples equipados com motores a gasolina.

Introduzido em 1907, o Hart-Parr 30-60 foi um dos seus melhores productos, equipado com um motor de dois cilindros arrefecido a óleo, de 38,6 litros de cilindrada, uma árvore de cames à cabeça e câmaras de combustão hemisféricas. O nome provém dos 30cv produzidos para a tomada de força e os 60cv para a correia de força, sendo que a potência desenvolvida pelo motor é ligeiramente superior. Devido ao elevado custo da gasolina na época, quando comparado com a querosene, o motor foi desenvolvido para se alimentar pelos dois combustíveis, podendo-se alterar através de um botão, apesar de que no início terá de utilizar gasolina para ser colocado a trabalhar.

Estes tractores Hart-Parr 30-60 ficaram conhecidos por ser bastante fiáveis e duradouros, dando-lhes o nome de Old Faithful. Um dos motivos para tal acontecer é a sua construção praticamente toda em aço, ao contrário do ferro fundido, incluindo o motor, onde a cambota era produzida de aço forjado.

No total foram produzidos 3.798 exemplares até 1918, consistindo em 70% dos tractores dos EUA na época. No entanto, ao longo dos anos foram deixados ao abandono e grande parte foram desaparecendo.

Presente neste artigo está um Hart-Parr 30-60 de 1913 que sofreu um exaustivo restauro por George Schaaf e a sua equipa do museu, estando numa condição de total funcionamento, sendo um dos melhores, se não mesmo o melhor sobrevivente deste modelo.

Foi a leilão em Outubro, através de um evento da Mecum, para leiloar o espólio do Schaaf Tractor & Truck Museum. Foi vendido por 278.250 dólares, pouco mais de 282 mil euros.