Helicóptero aterra em segurança… no teto de um Skoda Kodiaq!

23/09/2021

Equipa de engenheiros da Skoda recriam a ideia louca de Jeremy Clarkson de transformar um dos SUV da marca num heliporto.

Por favor, não tente isto em casa. A cena é digna de filme, foi destaque na edição deste ano do Robinson Helicopter Session, encontro anual de proprietários de helicópteros organizado pela associação Nisa Air, em Mladá Boleslav, a cidade base da Skoda. E pretende homenagear um episódio mítico de ‘Top Gear’, em 2011, quando transformar o tejadilho do Skoda Yeti onde seguia Jeremy Clarkson num… heliporto.

Na época, a equipa de apresentadores do famoso programa queria provar as credenciais de robustez do então primeiro SUV da marca checa., aterrando com sucesso (e em andamento!) um helicóptero no teto do automóvel. Ideia que o departamento de design da Skoda achou que revisitar com o mais recente Kodiaq.

Para a façanha, o construtor diz que fez muito poucas alterações à estrutura do carro de fábrica para que este pudesse suportar os 500 kg de peso de um helicóptero Robinson R22, pilotado pelo experiente Jan Čermák. Foi instalada a estrutura no teto que garante a correta divisão do peso pelos dois eixos e operadas adaptações na suspensão traseira.

Veja também como correu em 2011, num dos episódios de ‘Top Gear’: