O Venom F5 Roadster tem por base o Venom F5 Coupé, sendo os dois quase idênticos em termos mecânicos, embora este novo descapotável tenha alguns atributos específicos que o diferenciam, nomeadamente, a linha de tejadilho que obrigou a um trabalho de engenharia para tornar o F5 Roadster igualmente rígido. O painel amovível é produzido em fibra de carbono, sendo composto por uma única peça e totalmente resistente à chuva e ao calor, tendo revestimento interno em Alcantara. Pesa apenas 18 kg, sendo por isso fácil de manusear por uma única pessoa.
Este painel é fixado por quatro ‘gatilhos’ de acionamento rápido, conseguindo suportar a alta velocidade e aceleração impetuosa do motor ‘Fury’ V8 de 6.6 litros capaz de debitar 1842 CV de potência e 1617 Nm de binário. A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa automática robustecida para assim suportar as prestações.
Com um chassis monocoque produzido em fibra de carbono, o Venom F5 Roadster garante também a necessária rigidez e baixo peso, ficando-se pelos 1415 kg em ‘seco’ (sem líquidos e combustível). A velocidade máxima ambicionada é de 300 mph/482 km/h, tendo como objetivo superar o atual recorde de descapotável mais veloz do mundo que é também da Hennessey, o Venom GT Spyder.
Uma novidade é a possibilidade de ver o motor ‘Fury’ através de um novo vidro temperado na traseira, o qual obrigou a um aturado trabalho de engenharia com recurso à tecnologia utilizada nos aviões militares. O painel em vidro pode suportar velocidades superiores aos 480 km/h e temperaturas superiores aos 540 graus Celsius. Também as jantes em liga de alumínio são específicas para o Roadster.
Quando o tejadilho de fibra de carbono não está colocado no veículo, os clientes podem guardar esse painel num saco de viagem protetor em algodão ou colocá-lo num pedestal escultural criado pela Hennessey para expor essa peça, sendo também produzido em fibra de carbono.O fundador da marca, John Hennessey, explica que “criámos o Venom F5 para ser a derradeira expressão do que é um hipercarro. A versão Roadster leva a velocidade, emoção e estupefação do Coupé, mais um pouco de medo respeitável, a um novo patamar visceral que deixa os proprietários mais perto da performance extrema do Venom F5”.
Este modelo especial será produzido no Texas, estando limitado a 30 exemplares (uma abordagem que no F5 Coupe resultou de forma muito positiva, já que as 24 unidades foram vendidas rapidamente em 2021). A produção terá início no final de 2022, com os derradeiros testes de validação previstos para a mesma data. Quanto ao preço, deverá rondar os três milhões de dólares, de acordo com a marca americana.
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