Herbert Diess afastado da liderança da Volkswagen

23/07/2022

Administração da Volkswagen votou por unanimidade para substituir Diess na liderança do consórcio, entrando para o seu lugar Oliver Blume, atual CEO da Porsche.

Sai Diess, entra Blume. O presidente executivo do grupo Volkswagen, Herbert Diess, vai abandonar o cargo no próximo dia 1 de setembro, sendo substituído por Oliver Blume, atual CEO da Porsche.

O conselho de supervisão da Volkswagen informou, em comunicado, que Blume é apontado como o novo CEO do grupo, cargo que exercerá juntamente com as funções que desempenha na Porsche.

Em comunicado, a gigante automóvel anuncia que realiza uma mudança de geração e agradece a Herbert Diess pelo contributo para a transformação do grupo, que também vê Arno Antlitz assumir funções no cargo de novo diretor de operações.

Quatro ano de crescimento e polémica

Herbert Diess assumiu a liderança da Volkswagen há quatro anos, após o escândalo da manipulação de motores Diesel que envolveu a empresa alemã, acusada de ludibriar os testes de homologação de emissões. O executivo de 63 anos tinha como missão reerguer a imagem da marca, acelerando o processo de eletrificação e apontando baterias à Tesla, para se tornar no maior fabricante de automóveis elétricos do mundo em meados da década.

O objetivo fica por cumprir e, pelo caminho, Diess esteve em várias polémicas. A mais recente, quando realizou a proposta de despedir 30 mil funcionários da Volkswagen na Alemanha, entrando mais uma vez em rota de colisão com o sindicato dos trabalhadores do Grupo, que ocupa dez dos 20 assentos no conselho de supervisão do construtor.

Entre os apoiantes de Diess durante o seu mandato esteve sempre a família Porsche-Piech, mas a decisão de colocar Oliver Blume aos destinos da empresa terá sido tomada por unanimidade.

No Grupo Volkswagen desde 1994, Oliver Blume, alemão de 54 anos, assumiu o cargo principal na Porsche em 2015, depois de desempenhar funções na Audi, Seat e Volkswagen.