Hipercarro da Redbull RB17 foi apresentado em Goodwood

21/07/2024

O RB17 foi apresentado ao mundo pela primeira vez há pouco mais de dois anos e agora foi possível vê-lo no Goodwood Festival of Speed de 2024. O pano foi finalmente retirado do projeto do lendário designer de Fórmula 1 Adrian Newey, durante uma cerimónia de lançamento especial em Goodwood, como parte das celebrações do 20º aniversário da Red Bull Racing.

 

Newey liderou uma equipa de engenheiros da Red Bull Advanced Technologies para conceber e desenvolver um carro que em pista é capaz de proporcionar tempos de volta equivalentes aos da F1. Newey esboçou os primeiros desenhos do que viria a ser o RB17 nas férias de Natal de 2020. Três anos e meio depois, este é o produto final.

Dizemos final, mas o carro que foi revelado no Festival of Speed ainda é um conceito relativamente inicial que foi finalizado há quase um ano, e Newey diz que o desenvolvimento continuou desde então. Assim, o automóvel que eventualmente chegará às mãos de 50 proprietários incrivelmente sortudos (e ricos) terá sido ainda mais aperfeiçoado.

 

O preço do hipercarro que a maior mente em design de automóveis de competição consegue criar, libertado dos grilhões das regras de estrada e de competição? Algures na ordem dos 5,8 milhões de libras.

E o que é que essa quantidade de dinheiro compra? Em primeiro lugar, um carro que parece saído de um vídeojogo. Newey foi, naturalmente, o homem por detrás do Aston Martin Valkyrie, e também vimos as suas criações, nomeadamente o Red Bull X2010 e os seus vários sucessores que aparecerem no Gran Turismo. É fácil ver a inspiração tirada dos seus esforços anteriores no RB17.

O cockpit com de dois lugares ao estilo de um caça a jato conduz a uma secção do nariz ao estilo da F1 que depois se abre para uma dianteira ao estilo do Le Mans Hypercar e, embora as rodas estejam fechadas como num Hypercar, a suspensão dianteira e traseira com hastes foi deixada aberta aos elementos. Entretanto, a traseira tem uma semelhança impressionante com o Valkyrie, com os volumosos túneis venturi.

 

 

Embora tenha sido dada grande atenção à aparência do RB17, não é surpresa que esta é uma forma guiada pela necessidade de downforce. No total, são 1,7 toneladas, produzidas através de uma mistura de fluxo de ar, gestão de esteira e efeito de solo das superfícies e saias esculpidas. Também existe aerodinâmica ativa, incorporada nas asas dianteiras e traseiras e no difusor, para alcançar sempre o equilíbrio ideal entre força descendente e resistência.

O que está por baixo de toda aquela carroçaria é um V10 de 4,5 litros de aspiração natural. Pesa menos de 150 kg, produz mais de 1.000 CV (735 kW) e atinge as 15.000 rpm. Como se isso não bastasse, foi emparelhado com um motor elétrico para uma potência total de 1.200 CV (883 kW). A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa de seis velocidades em fibra de carbono.

Oportunidades para conduzir o RB17 não faltarão aos felizardos que o puderam comprar. A Red Bull planeia organizar uma série de eventos em pista para que os proprietários possam experimentar todo este potencial de desempenho em diversas pistas pelo mundo. Cada evento oferecerá apoio total para o funcionamento e condução do automóvel, com oportunidades para aperfeiçoar o carro e o estilo de condução.