Honda aposta em simulador para desenvolver novos modelos

04/12/2017

A Honda anunciou que será a primeira construtora de automóveis no mundo a adotar uma nova tecnologia com simulador de condução de última geração que irá permitir uma nova abordagem ao desenvolvimento dos seus futuros produtos.

Baseada numa arquitetura revolucionária chamada DiM250 (acrónimo para Drive in Motion, que se pode traduzir como Condução em Movimento), esta tecnologia leva os processos virtuais de desenvolvimento mais além.

A maioria dos simuladores de condução fazem uso da tecnologia de movimento derivada de simuladores de voo e geralmente usam seis ativadores de movimento para disponibilizar seis níveis de liberdade de movimento. No entanto, para reproduzir com precisão as características de movimento, manuseio e aceleração do veículo num único simulador, o sistema DiM250 da série VI-grade usa nove ativadores de movimento para criar intervalos de movimento adicionais, sendo único no setor.

“Esperamos usar o DiM250 principalmente para a dinâmica e aplicações de movimento dos veículos, para além de o usar como uma ferramenta crucial para desenvolver e testar os nossos sistemas ADAS, HMI e tecnologias de condução autónomas mais cedo no processo de design”, referiu Yasunori Oku, vice-presidente executivo da Honda I&D Europa Alemanha, acrescentando ainda que este sistema dará a possibilidade de se evoluir numa plataforma comum “onde todas as equipas envolvidas podem trabalhar juntas num único ambiente colaborativo.”

O sistema DiM250 foi desenhado pelo criador de software de simulador VI-grade e é projetado e fabricado pelo especialista em controlos automáticos Saginomiya. A sua plataforma de nove ativadores movida eletricamente é mais avançada do que os convencionais de seis ativadores “hexapod” e todo o sistema move-se deslizando em airpads, em vez de usar trilhos mecânicos adicionais. Os airpads contrabalançam as altas cargas úteis e as cargas dinâmicas e ajudam a tornar o simulador extremamente rígido, silencioso e fiável.

A integração das aplicações Software-in-loop (SIL) e Hardware-in-loop (HIL) no simulador permitirá que os designers e os engenheiros avaliem os avanços no ciclo de desenvolvimento do veículo antes que os protótipos físicos tenham sido construídos. Também permitirá que o simulador imita mais precisamente cenários problemáticos para testar e controlar os sistemas de segurança.