Publicidade Continue a leitura a seguir

Honda Riding Assist: A moto que nunca cai

Publicidade Continue a leitura a seguir

Geração 2.0 do sistema Riding Assist da Honda já permite manobras complexas a baixa velocidade sem perder o equilíbrio.

As motos proporcionam momentos únicos de condução. Nos trajetos de todos os dias ou em viagem, qualquer deslocação é sempre uma oportunidade para usufruir da sensação de liberdade que é ter o vento na cara enquanto se serpenteia pelo trânsito. No entanto, no reverso da medalha, estão os perigos inerentes ao formato.

Com apenas duas rodas, este tipo de veículo tem sempre um equilíbrio precário, e a probabilidade de cair é elevada. Ou era… A Honda está a trabalhar no protótipo da moto que nunca cai.

A marca japonesa acaba de apresentar a evolução mais recente do seu sistema Riding Assist e, cerca de cinco anos volvidos desde a revelação do protótipo Honda Riding Assist-e Concept, a tecnologia parece pronta para revolucionar o dia a dia dos motociclistas na cidade.

A moto da Honda usada para testar o sistema de última geração da marca japonesa é a imponente NM4 Vultus (cerca de 30 kg mais pesada do que a NC750S que serviu de base ao concept de 2017), que utiliza um braço oscilante independente, que é móvel em relação ao eixo de rotação da moto e sobre o qual não existem mais detalhes técnicos. Ainda assim, este elemento principal do sistema que permite equilibrar a moto a baixa velocidade ou quando esta está mesmo parada parece ser a chave para simplificar a condução em cidade.