Horas, dias, semanas. Quanto demora a pintura de um Bugatti?

21/03/2023

Só a fase da preparação implica cerca de 200 horas de trabalho; nove dias…

Projetado para ser o mais rápido, o mais potente e o mais luxuoso e exclusivo de todos os supercarros, um Bugatti não é, obviamente, para qualquer bolsa. E, quem está disposto a pagar 3 milhões de euros (no mínimo…) por um automóvel, não estará certamente à espera de nada menos do que o melhor que a indústria tem para oferecer. Da mecânica aos interiores e dos acabamentos à pintura…

Em Molsheim, casa da Bugatti desde 1909, uma equipa de especialistas recebe os clientes para configuração à medida de cada supercarro feito à mão, num processo altamente exigente para garantia de superqualidade.

A pintura, por exemplo, respeita o mesmíssimo modelo desde a fundação da marca, com a duração de 29 dias de trabalho!

Simon Vetterling, o especialista responsável por este departamento na Bugatti explica: “A pintura de um hiperesportivo Bugatti não requer apenas uma experiência incrível, mas também o compromisso e a ambição de sempre atender aos altos padrões de qualidade da marca, semana após semana, carro após carro”.

Depois da pintura, quatro dias a polir
Antes de aplicar a primeira camada do produto que prepara a superfície do carro, os especialistas da fabricante verificam a carroçaria dos veículos. Esse processo é feito para reparar possíveis falhas, como buracos e manchas. Só depois, com o acabamento impecável, os artesãos aplicam uma camada de primário e lixam a superfície novamente, para evitar a formação de ondas ou imperfeições que são impercetíveis. Só nesta fase do processo, o tempo estimado é de 200 horas, nove dias de trabalho.

Ultrapassada a primeira etapa, inicia-se a pintora à pistola. As cores selecionadas são aplicadas, seguindo-se nova fase de inspeção. Aqui, os especialistas procuram identificar possíveis variações. Se há retoques a fazer, o automóvel volta ao atelier para ser repintado.

Só quando a pintura está, finalmente, de acordo com os padrões da Bugatti, os modelos seguem para o polimento, onde vão passar 4 dias. São, ao todo, entre 600 e 700 horas antes de colocar o carro no túnel de luz, onde fica mais dez horas para confirmar que não existe qualquer mancha ou imperfeição.

“Ettore Bugatti cresceu numa família de artistas e a sua tela era o automóvel, mesmo antes de as pessoas os consideram obras de arte. Mantemos esse espírito até hoje na Bugatti, garantindo que todos os aspectos do design e da produção sejam concluídos com dedicação à excelência estética”, explica Christophe Piochon, presidente da Bugatti.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.