Huawei divulga imagens do Maextro S800, um sedan elétrico com 5,4 m

21/01/2025

A Huawei divulgou imagens oficiais do enorme sedan elétrico Maextro S800. Com 5.480 mm de comprimento, é o maior sedan elétrico na China e um dos maiores sedans produzidos em massa no mundo.

 

A Maextro é uma marca premium da joint venture entre a Huawei e a JAC. O S800 é o seu primeiro automóvel. Tem 1.006 cavalos de potência e foi concebido para rivalizar com o Mercedes-Benz Maybach e o Nio ET9 na China. Para comparação, o ET9 tem 5.325 mm de comprimento e o Maybach S-class tem 5.469 mm de comprimento.

As pré-encomendas iniciaram em novembro do ano passado. O preço ainda não foi revelado, mas os clientes podiam reservar o carro mediante um depósito de 20.000 yuan. O preço deverá situar-se entre 1 e 1,5 milhões de yuan (136 mil e 205 mil dólares).

A fábrica da Maextro foi concluída a 16 de dezembro em Hefei, onde a JAC tem a sua sede. Anteriormente, a JAC fabricava veículos Nio em Hefei ao abrigo de um contrato de fabrico, antes de a Nio assumir o controlo das fábricas.

Em 9 de dezembro, foi revelado que a Maextro solicitou uma licença de venda do S800 na China. Isto permitiu saber as especificações do grupo motopropulsor.

O S800 será comercializado como BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de longo alcance). O EREV é um tipo de PHEV em que o motor ICE não está diretamente ligado à roda, apenas à bateria ou e-moor. É também designado por PHEV em série.

A versão BEV tem três motores eléctricos: um de 160 kW na frente e 237,5 kW no eixo traseiro, proporcionando uma potência máxima combinada de 635 kW (852 cv).

A versão EREV utiliza um motor 1.5 T como extensor de autonomia com uma potência máxima de 115 kW. Apenas os motores eléctricos accionam as rodas e existem duas versões: motores duplos e motores triplos. A versão com dois motores tem um e-motor de 160 kW à frente e um de 230 kW no eixo traseiro. A versão com três motores tem a mesma configuração do BEV, pelo que, juntamente com o ICE, tem uma potência combinada de 750 kW (1006 cv).

Ambas as versões utilizam uma bateria NMC (níquel, cobalto e manganês) da CATL. Atualmente, não estão disponíveis mais informações sobre a capacidade da bateria para o BEV. Ainda assim, o EREV tem uma bateria de 63,262 kWh, o que dá uma autonomia totalmente eléctrica de 272 – 371 km em condições CLTC.

O sedan EV tem quase 5,5 metros de comprimento. As dimensões exactas são 5480 mm, largura de 2000 mm, altura de 1536 mm e distância entre eixos de 3370 mm. O peso em vazio da versão BEV é de 2731 kg. O peso da versão EREV com três motores é de 2859 kg.

Em 15 de janeiro, a Huawei divulgou um vídeo em que o S800 encontrava de forma autónoma um carregador de veículos eléctricos e estacionava ao lado dele, enquanto o braço robótico ligava e desligava automaticamente o veículo quando o carregamento estava concluído.

A Maextro é a quarta marca da Huawei sob a alçada da HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance). As anteriores são a Stelato (fabricada pela BAIC), a Aito (fabricada pela Series) e a Luxeed (fabricada pela Chery).

O lançamento do Maextro S800 ainda não foi oficialmente revelado, mas é espectável que ocorra no segundo trimestre do ano.