Hyperloop transportou os primeiros passageiros a caminho dos 1000 km/h

11/11/2020

Cápsula ultra-rápida da Virgin, projetada para atingir 1000 km/h, não passou dos duzentos no primeiro teste realizado com passageiros…

A ideia é ser quase tão rápido como viaja de avião, atingindo 1000 km/h sobre carris, em condições ótimas de segurança e conforto para os passageiros. Mas no primeiro teste, o Hyperloop deu só um ar da sua graça…

Depois de apresentada ao pormenor a cápsula protótipo no Dubai, com este emirado dos Emirados Árabes Unidos a ser um dos primeiros na lista de espera para receber este sistema de transporte ultra-rápido, a empresa de Sir Richard Branson concluiu com sucesso a primeira viagem com passageiros a bordo.

Depois de mais de 400 testes realizados sem ocupantes no interior da cápsula do Hyperloop One, um ensaio com duas pessoas a bordo foi conduzido na pista DevLoop, instalada no deserto do Nevada. Josh Giegel, responsável técnico pelo projeto, e Sara Luchian, diretora de marketing, foram os primeiros voluntários a subir a bordo do transporte que acelerou à velocidade de 172 km/hora em apenas 15 segundos na pista com cerca de 500 metros. A Virgin anuncia cápsulas com capacidade para 28 passageiros, capazes de fazer a viagem entre Lisboa e Madrid em pouco mais de 40 minutos…

No fundo, a cápsula do Hyperloop One não difere muito da de dum comboio ou de um metropolitano, com quatro bancos por fila (aqui, um pouco mais largos que o habitual destes tipos de transporte) e um corredor central. Não haverá espaços para viajar em pé, e cada banco estará equipado com um cinto de segurança, necessário tendo em conta as velocidades que teoricamente se espera atingir. Tecnicamente, o sistema de transporte que servirá de alternativa às viagens de avião, usa a levitação magnética sobre carris, semelhantes aos projetos de alta velocidade que em desenvolvimento no Japão.