Hyundai e-Corner resolve (quase) todos os problemas para estacionar

30/04/2023

A Hyundai Mobis é a divisão de novas tecnologias da marca sul-coreana, que tem entre as suas funções o papel de procurar fórmulas inovadoras de facilitar as tarefas de todos os dias ao volante, sendo a tecnologia e-Corner é um dos exemplos mais concretos no momento. E por duas razões: o estágio evolutivo muito avançado em que se encontra, só faltando saber onde e como passará à produção em série, e tudo o que aporta em conforto e funcionalidade.

Trata-se de um sistema de quatro rodas direcionais, que não sendo inédito na indústria, marca pontos no elétrico IONIQ 5, conferindo-lhe a capacidade de se descolar lateralmente, como os caranguejos, seja para evitar obstáculos na estrada, seja para inverter a marcha 180º com uma única manobra, seja nos momentos de estacionar.

Cada uma das rodas do IONIQ 5 pode girar até 90ª, para, por exemplo, mover-se de lado até ao passeio onde pretende encostar.

A tecnologia e-Corner da Hyundai Mobis usa módulos independentes, cada módulo combina as quatro funções, direção, suspensão, travagem e condução.

Veja como funciona nos vídeos abaixo:

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.