A tecnologia Active Shift Control, para automóveis híbridos da Hyundai, reduz o tempo de passagens de caixa em 30%.

A Hyundai, em parceria com os fabricantes do Grupo, Kia e Genesis, desenvolveu uma tecnologia que permite melhorar os níveis de eficiência nos veículos híbridos. Segundo a marca coreana, o Active Shift Control (ASC), encurta os tempos de passagens de caixa em cerca de 30%, com reflexos notados na economia de combustível, possibilitando também evolução importante ao nível do feeling da condução.

A tecnologia baseia-se na ação de um sensor, instalado na unidade elétrica, com a capacidade de monitorizar as trocas de mudança até 500 vezes por segundo, e de ajustar a velocidade de rotação da transmissão ao funcionamento do motor, de forma a reduzir o tempo da passagem de caixa de 500 para 350 milésimos de segundo.

«O desenvolvimento da primeira tecnologia ASC do mundo é uma inovação notável que incorpora o controlo do motor na transmissão automática», afirma KyoungJoon Chang, Vice-Presidente da Hyundai. Sobre este novo software de comando lógico aplicado à Unidade de Controlo Híbrida (HCU), que permite ao motor elétrico assumir o controlo nas trocas de mudança, o responsável coreano acrescentou que «não só economizará combustível, como vai proporcionar uma experiência de condução mais divertida».

A tecnologia ASC será estreada na vindoura geração do Hyundai Sonata Hybrid, devendo, de forma faseada, passar a equipar toda a futura gama de híbridos da marca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.