Hyundai explica as vantagens da tecnologia Vehicle-to-Grid

02/01/2023

Segundo um estudo recente da Agência Europeia do Ambiente, cerca de 80% dos automóveis na União Europeia serão totalmente elétricos em 2050.

Com o aumento da compra de veículos elétricos (EVs), haverá um crescimento acelerado do número de carros de zero emissões nas nossas estradas, só na próxima década.

Embora a transição para energias renováveis seja positiva para o ambiente, esta transformação trará, no entanto, uma série de desafios aos consumidores, às comunidades e à estabilidade das redes elétricas locais. A inovadora tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) oferece uma potencial solução de apoio a essa transição. A tecnologia V2G aproveita a energia renovável armazenada nas baterias e realocá-la de volta para o carro nas horas de ponta, beneficiando os proprietários de carros elétricos e a sociedade.

O que é a tecnologia Vehicle-to-Grid?

A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) é um conceito inovador que está a ser desenvolvido para tirar proveito desta oportunidade que poderá ser, eventualmente, uma caraterística-chave com a qual todos os EVs estarão equipados. Refira-se que a Hyundai já está a fazer progressos consideráveis neste campo.

A tecnologia V2G permite que as redes energéticas possam aguentar a carga superior proveniente do carregamento de milhões de EVs, ao mesmo tempo que integra energias renováveis mais intermitentes no sistema. Veículos equipados com esta tecnologia podem, assim, servir como unidade de armazenamento de energia renovável.

Num sistema de rede, as baterias EV suportadas pela tecnologia V2G podem ser utilizadas como uma alternativa sempre que necessário. Os veículos conseguem alimentar a rede com energia renovável durante os períodos em que a energia solar ou eólica não pode ser gerada, como por exemplo numa noite calma. Da mesma forma, durante os períodos de pico, quando grandes quantidades de energia estão a ser consumidas, os EVs podem fornecer eletricidade de volta à rede para equilibrar a procura.