Para aprimorar o comportamento dinâmico do seu novo i30 N, desportivo com base na família i30, a Hyundai chamou a ‘artilharia pesada’, ou seja, nada mais, nada menos do que o seu piloto de competição Thierry Neuville, que faz parte da equipa do Mundial de Ralis (WRC).

Com os testes a decorrerem agora na Suécia, mais concretamente na região de Arjeplog, no Círculo Polar Ártico, o novo i30 N terá alguma inspiração no carro que compete no Mundial de Ralis, o i20 WRC e a sua versão R5, mas, de acordo com o piloto belga, o i30 N será bastante fácil de explorar, até mesmo para um condutor sem os dotes de uma figura como Neuville.

O piloto testou o modelo no lago gelado em Arjeplog, tentando ajudar os engenheiros da companhia coreana a tornarem a vertente dinâmica mais acutilante e a melhorarem o processo de desenvolvimento.

a carregar vídeo

“Há tanta gente ansiosa por este carro que é um prazer para mim estar a testá-lo. Os engenheiros fizeram um excelente trabalho ao nível da caixa e do diferencial. Há muita tração e estabilidade em condições escorregadias. E é muito fácil de dominar. Um condutor normal deverá ter uma sensação similar à de um carro de competição”, garante Neuville, que este ano já poderia ter ganho duas provas no WRC, não fosse o seu manifesto azar.

Os testes visam melhorar e afinar os sistemas dinâmicos, como o Controlo de Estabilidade Eletrónico, o Diferencial Autoblocante, a direção, os amortecedores, a suspensão e os pneus, elementos que são sujeitos a temperaturas extremas para avaliar a sua resistência.

Este modelo deverá ser lançado ainda este ano, potencialmente com apresentação agendada para o mês de setembro, no Salão de Frankfurt, chegando aos mercados pouco depois com um motor de 2.0 litros turbo com mais de 250 CV de potência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.