Hyundai quer os condutores a respirar ar mais puro dentro dos seus carros

01/08/2020

Construtor sul-coreano deu a conhecer três novas tecnologias que prometem revolucionar a qualidade do ar condicionado dos veículos.

O novo coronavírus tem causado uma forte e crescente preocupação com a qualidade do ar que respiramos. Atenta a esta ameaça permanente da covid-19, a Hyundai Motor Group desenvolveu três novas tecnologias que pretendem revolucionar os sistemas de ar condicionado: After-Blow, Multi-Air Mode’ e Fine Dust Indicator. Segundo a marca, as tecnologias serão introduzidas, numa primeira fase, em modelos selecionados na Coreia, e, mais tarde, expandidos para toda a restante gama global da Hyundai.

After-Blow
De acordo com a Hyundai, a After-Blow é uma tecnologia que seca a condensação do sistema de evaporação, impedindo o crescimento de bolor no sistema de ar condicionado, que pode causar odor durante condições meteorológicas quentes. “Após o motor ser desligado e da drenagem natural da condensação do sistema de evaporação durante, aproximadamente, 30 minutos, o After-Blow é ativado durante 10 minutos para secar o evaporador e alguma condensação restante na passagem de ar. O sistema de ar condicionado permite automaticamente a entrada de um fluxo de ar do exterior durante este período, com o intuito de prevenir a acumulação de humidade”, explica a marca em comunicado oficial. “A tecnologia utiliza um sensor de bateria inteligente (IBS) que monitoriza a bateria fazendo com que pare de trabalhar caso a bateria esteja fraca, afastando qualquer tipo de preocupações no que diz respeito ao descarregamento da bateria. Esta tecnologia é, também, desativada quando o sistema de ar condicionado não é utilizado durante um certo período de tempo, ou quando a temperatura exterior é baixa”, sublinha a mesma fonte.

Multi-Air Mode
Por sua vez, a tecnologia Multi-Air Mode recorre a múltiplas aberturas para o ar condicionado e aquecimento com o intuito de criar um ambiente mais agradável no interior com uma brisa suave. “Quando ativado este modo, o ar é dispersado através das múltiplas novas saídas de ar no banco do condutor e passageiro, em adição às saídas de ar convencionais. O volume total de ar mantém-se, mas a dispersão do ar reduz o contacto direto do ar, suavizando o mesmo. Este modo pode ser ligado ou desligado consoante a preferência do condutor”, esclarece a Hyundai.

Fine Dust Indicator
Por último, a tecnologia Fine Dust Indicator avalia o ar que se encontra no interior do veículo em tempo real, permitindo ao condutor controlar melhor a qualidade do ar. O indicador demonstra a concentração e o nível de poluição de partículas ultrafinas (PM 2.5) no interior do veículo utilizando números e cores para uma melhor compreensão do condutor: azul para 0 a 15 μg/m3, verde para 16 a 35 μg/m3, laranja para 36 a 75 μg/m3, e vermelho para 76 μg/m3 ou mais. “Se o nível de partículas ultrafinas exceder as 36 μg /m3 enquanto a função está ativa, o modo de purificação do ar entra em ação de forma a purificar o ar presente no interior do veículo”, acrescenta a marca sul-coreana.