Hyundai reproduz o protótipo Pony Coupe de 1974

02/06/2023

O Hyundai Pony foi o primeiro automóvel de produção em massa da Coreia do Sul e o primeiro automóvel próprio da Hyundai. O seu design esteve a cargo de Giorgetto Giugiaro na Italdesign e a sua produção teve início em 1975. A sua comercialização ocorreu até 1982 com um total de 297.903 unidades construídas.

Ao nível mecânico o Pony estava equipado com motores de quatro cilindros em linha a gasolina de origem Mitsubishi, com cilindradas de 1,2, 1,4 e 1,6L. Acoplado ao motor poderia estar uma caixa manual de quatro velocidades ou uma automática de três relações, que enviava a potência para as rodas traseiras.

Aquando do desenvolvimento do Pony, para além da carroçaria tradicional, Giugiaro concebeu um elegante coupé, que infelizmente não passou de protótipo. Designado de Hyundai Pony Coupe Concept, este automóvel foi apresentado ao público no Salão de Genebra de 1974 e, segundo consta, nem foi desenvolvido a pedido da Hyundai, mas sim pela Italdesign unicamente, no entanto, a Hyundai pediu a Giugiaro que o batizasse de Hyundai Pony pouco antes do evento em Turim.

Como curiosidade, o design deste protótipo, que apresentava a icónica assinatura em cunha com traseira truncada, serviu de inspiração a Giugiaro para conceber o DeLorean DMC-12.

Após o Salão de Turim, o Hyundai Pony Coupe foi levado para a Coreia do Sul onde foi utilizado para várias demonstrações. No entanto, o exemplar original ter-se-á perdido na história, possivelmente destruído quando a sua função terminou, algo comum na época.

Como a Hyundai não quis deixar esquecido este bocado de história, decidiu reproduzir um exemplar fiel ao protótipo original, pedindo novamente a Giorgetto Giugiaro que o concebesse, agora na sua nova empresa GFG Style. Está equipado com o motor de 1,2L de cilindrada e 82cv de potência, enviada para as rodas traseiras.
Após a conclusão da construção deste “novo” Pony Coupe, este foi apresentado no passado dia 18 de Março, durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

next arrow