Ice Speedster: Um avião concebido para a neve

09/12/2022

Os aviões da neve, ou em inglês “Snow Planes”, começaram a aparecer no início dos anos 10 do século XX e, a partir dos anos 30 foram utilizadas antigas fuselagens de aviões para a sua construção, movendo o motor para a retaguarda, de modo a “empurrar” o veículo. Como não poderia deixar de ser, este tipo de veículos acabaram por ser transformados para uso militar, principalmente pelos russos, que devido ao seu clima gélido, era um modo de locomoção eficaz.

Além da Rússia, os “Snow Planes” também foram muito usados no Canadá e nos EUA, principalmente nos estados da zona norte, com vários tipos de funções, como o transporte de passageiros, de correio e inclusive de médicos para as zonas mais remotas. Sem dúvida que faziam viagens em tempo recorde, mas havia um problema, estes veículos não estavam equipados com travões e, por essa razão, as paragens teriam de ser planeadas com tempo. Durante os anos 50, os “Snow Planes” eram muito usados para lazer. Como o seu uso passou a ser escasso, com o tempo estes veículos foram desaparecendo, fazendo, por isso, serem bastante raros hoje em dia.

O exemplar mostrado neste artigo é um Ice Speedster de 1958, construído por encomenda para um hotel do Lake Houghton, no Michigan. A carroçaria (ou fuselagem) é construída integralmente em alumínio, com um pequeno para-brisas e pode acomodar dois ocupantes. Os três skis montados no veículo têm suspensão independente, com mola e amortecedor. Exista uma asa delta na zona inferior para melhorar a estabilidade. O motor é proveniente de um avião e é um Continental de quatro cilindros opostos, montado na traseira e refrigerado a ar, acoplado a uma hélice de madeira, com a potência a poder chegar aos 100cv. A velocidade máxima pode chegar aos 160km/h. Este exemplar está ainda equipado com um controlador de acelerador Quicksilver e o sistema de direcção provém da Ford.

A RM Sotheby’s levou este Ice Speedster a leilão, em 2018, juntamente com um Willys Jeep CJ-3B, tendo sido arrematado por 7700 dólares, valor referente ao avião da neve.