Está ao volante e na rádio começa a tocar aquela música que quer mesmo saber o nome ou guardar para mais tarde ouvir. Já aconteceu a praticamente todos os condutores. Face a isso, a SEAT anunciou a inclusão da aplicação Shazam, que permite identificar as músicas de um dado momento de forma totalmente segura através dos dispositivos de segurança disponíveis na SEAT DriveApp.

Com este anúncio, feito no Mobile World Congress de Barcelona, a SEAT torna-se na primeira marca automóvel a incluir a aplicação nos seus veículos de forma a aumentar as funcionalidades de conectividade. Esta funcionalidade estará operacional a partir do próximo mês de abril nos veículos da marca através da SEAT DriveApp para Android Auto.

“Para os amantes da música, o reconhecimento dos temas vai estar a um clique de distância. A integração do Shazam vai permitir-nos continuar a avançar no objetivo de garantir a maior segurança aos nossos clientes e a perseguir a meta de zero acidentes na estrada”, garantiu Luca de Meo, presidente da SEAT.

Durante a sua intervenção naquele que é um dos mais importantes congressos tecnológicos a nível mundial, o CEO da SEAT acrescentou que “estar presentes no MWC não só nos permite mostrar os nossos últimos avanços tecnológicos, como também aproveitar a oportunidade de nos ligarmos e aprendermos com outras empresas referenciais no setor para tornarmos realidade os cenários futuros”.

Nasce a XMOBA

Outra novidade apresentada por de Meo é a criação da XMOBA, uma nova empresa que terá como principal objetivo identificar, testar, comercializar e investir em projetos que contribuam para impulsionar soluções que melhorem a mobilidade do futuro.

Para isso, a nova empresa trabalhará de forma independente, identificando novas tendências e modelos de negócio e implementando projetos piloto através de investimentos no desenvolvimento de iniciativas que ofereçam soluções para desafios da mobilidade atual e futura.

A XMOBA começa a sua atividade liderando duas grandes iniciativas. Por um lado, ‘justmoove’, o primeiro projeto lançado pela nova empresa dirigido a todos os condutores. Trata-se de uma plataforma que integra um conjunto de serviços que permitem a reserva e o pagamento de estacionamento, portagens e reabastecimentos, entre outros serviços. Neste sentido, a Respiro, empresa de carsharing adquirida recentemente pela SEAT, passará a integrar-se a 100% na nova entidade, que centralizará e coordenará a sua atividade. A XMOBA não só oferecerá os seus serviços a clientes SEAT, como também desenvolverá soluções que sejam destinadas a todos os tipos de público.

Barcelona quer ser capital do 5G

A SEAT também oficializou em conferência de imprensa a sua intenção de envolver-se num dos projetos mais importantes previstos para a cidade de Barcelona: converter-se na capital da tecnologia 5G. A iniciativa, promovida pela Comunidade da Catalunha, prefeitura de Barcelona e o Mobile World Capital, entre outros, pretende transformar a Cidade Condado num laboratório europeu de 5G.

O objetivo da marca ao participar neste projeto é o de trabalhar, conjuntamente com os acionistas, no desenvolvimento da tecnologia 5G num protótipo de um automóvel conectado que será testado durante o próximo ano na Cidade Condado. “Queremos que Barcelona seja o lugar onde se desenvolverão estas iniciativas antes de qualquer outro lugar, já que é a 5ª cidade europeia mais inovadora e a 13ª do mundo, e nós estamos aqui para impulsionar esse processo. Também demos início a acordos de colaboração com a Telefónica para estudar as vantagens da tecnologia 5G na conectividade automóvel”, partilhou de Meo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.