Ikea e Kodiak Robotics transportam mercadorias em camiões não tripulados

21/11/2022

A Ikea e a Kodiak Robotics estão a testar a entrega de produtos em camiões não tripulados. Os testes decorrem no Texas, Estados Unidos da América.

A Kodiac Robotics, empresa de camiões autónomos, estabeleceu uma parceria com a Ikea para testar camiões não tripulados no Texas, Estados Unidos da América. O objetivo é perceber como é os camiões da Kodiak Robotics podem contribuir para aumentar a segurança rodoviária e proporcionar melhores condições para os condutores de camiões de longa distância.

Os camiões são ocupados por um motorista por questões de segurança que acompanha o carregamento diário, sete dias da semana, no centro de distribuição da Ikea em Baytown e a entrega na loja em Frisco, uma viagem de 470 quilómetros.

Dariusz Mroczek, responsável pelo departamento de transportes da Ikea Suplly Chain Operations, disse estarem “muito contentes com esta parceria para conseguirem alcançar os objetivos de estarem na vanguarda da inovação e abrir caminhos para o futuro do transporte de mercadorias”.

Por seu turno, Don Burnette, fundador e CEO da Kodiak Robotics, afirmou que esta parceria “vai permitir aumentar a segurança, melhorar as condições de trabalho dos motoristas e criar um sistema de transportes mais sustentável”.

Em comunicado, a Kodiak Robotics cita um estudo da Universidade da Califórnia que indica que um camião autónomo é mais eficiente no sentido em que consome menos 10% de combustível do que quando conduzido por um motorista.

O projeto-piloto vai ter a duração de três meses e se os resultados forem positivos poderá ser estabelecido um contrato plurianual.