Índia deve apostar no hidrogénio e abandonar baterias de lítio

19/09/2022

O ministro de Estado dos Transportes Rodoviários e Rodoviários da Índia, Vijay Kumar Singh, defendeu que o país deve apostar mais no hidrogénio do que em veículos a baterias de lítio. O governante considera que não ter controlo sobre o lítio é um entrave.

Na aposta numa mobilidade verde e mais amiga do ambiente, o ministro de Estado dos Transportes Rodoviários da Índia, Vijay Kumar Singh, considera que o país deverá apostar mais em veículos movidos a hidrogénio, em detrimento daqueles que utilizam baterias de lítio.

O governante considera que não ter controlo sob a matéria-prima, o lítio, pode ser um entrave, uma vez que não são produtores e têm de importar o lítio. Assim, desafiou os agentes deste setor a desenvolver esta tecnologia, adiantando que há já muito trabalho a ser feito para reduzir a dependência das baterias de lítio.

No que respeita ao hidrogénio, Vijay Kumar Singh afirmou “estar a acompanhar o trabalho desenvolvido no Japão” e recordou a capacidade do país em produzir hidrogénio verde “devido ao baixo custo da energia solar”. O ministro disse ainda que “há um problema no que diz respeito ao lítio e quanto mais cedo sairmos dele, melhor será”.

Baterias de iões de sódio e de iões de zinco são algumas das soluções que a Índia está a investigar neste momento.

O ministro considera que o mercado indiano de veículos elétricos vai crescer bastante nos próximos anos, mas relembrou que os fabricantes têm de conseguir reduzir no consumidor a ansiedade da autonomia dos veículos e defendeu que a infraestrutura de carregamento tem de crescer rapidamente.

Vijay Kumar Singh falou no âmbito da segunda edição do EV India 2022, um certame dedicado à mobilidade, organizado pela Indian Exhibition Services e pela Green Society of India, juntamente com a Society Of Manufacturers Of Electric Vehicles.