Indústria e sociedade têm de se afastar “mais rápido do que o planeado” dos combustíveis fósseis, diz nº1 da Audi

03/11/2022

Declarações de Markus Duesmann, CEO da Audi, defendendo a expansão das energias renováveis e a transição para a mobilidade elétrica.

Num painel organizado pelo Bavarian Media Group, Markus Duesmann, CEO da Audi, falou sobre a sua visão de mobilidade sustentável, bem como os desafios atuais. Ao lado de Carsten Spohr (Lufthansa) e Joe Kaeser (Siemens Energy), Duesmann respondeu a perguntas do moderador Gabor Steingart.

Para o CEO da Audi, a “situação global sublinha as necessidades da indústria e da sociedade como um todo se afastarem dos combustíveis fósseis ainda mais rápido do que o planeado. A expansão das energias renováveis e a transição para a mobilidade elétrica são os principais passos no nosso caminho em direção a uma sociedade com base na energia elétrica.”

Da esquerda para a direita: Joe Kaeser (Siemens Energy), Markus Duesmann, CEO da Audi, Carsten Spohr (Lufthansa) e o moderador Gabor Steingart

Nesta “mesa-redonda“, Markus Duesmann refere que “a tarefa da nossa geração é garantir que as gerações futuras são capazes de sobreviver sem combustíveis fósseis. Para atingir esse objetivo, precisamos de inovações tecnológicas agora.”

Sobre mobilidade elétrica, o nº1 da Audi chama a atenção para o facto de que os veículos elétricos entrarem “na fase de uso com uma pegada de carbono maior, porque a sua produção é mais intensiva em energia. É aí que nos concentramos na redução das emissões de carbono em todo o ciclo de vida do produto. Por exemplo, através da produção sem emissões ou do uso de energia verde em produção de baterias. A disponibilidade de energia renovável é, portanto, outro fator crucial na determinação de quão ‘verde’ a mobilidade elétrica é.”

“Se estamos a falar de mobilidade elétrica nos transportes, combustíveis elétricos na aviação ou hidrogénio em camiões, precisamos de definir prioridades claras na tecnologia. Por outras palavras, precisamos de uma compreensão em toda a indústria de como cada setor vai aproveitar a tecnologia para alcançar a neutralidade de carbono geral”, referiu ainda o responsável germânico da Audi.