A INEOS Automotive chegou a acordo com a Daimler/Mercedes-Benz para a aquisição da fábrica de Hambach, onde se produziram as anteriores gerações dos modelos da smart. Naquela infraestrutura serão produzidos os novos Grenadier 4×4 – jipes mais robustos de tração integral – a partir do final de 2021.

A divisão automóvel britânica – nascida a partir dos esforços do milionário Jim Ratcliffe na conceção de um rival para o antigo Land Rover Defender – chegou a ter prevista a produção principal no País de Gales e uma unidade de produção de componentes em Portugal (em Estarreja), mas o plano caiu por terra após a revisão do plano estratégico para o desenvolvimento do Grenadier em situação pandémica.

Agora, foi anunciado o acordo com a Daimler para a aquisição por parte da INEOS Automotive da fábrica de Hambach, em França, tratando-se de uma das unidades de produção automóvel mais modernas da Europa, com uma força de trabalho com elevada experiência no setor. A INEOS destaca ainda o “excelente registo histórico entre as fábricas da Mercedes-Benz no que diz respeito à qualidade da produção, e, recentemente, beneficiou de avultados investimentos para permitir a produção de veículos de maiores dimensões”.

Enquanto os smart não passam a ser produzidos na China ao abrigo da reformulação da marca de veículos citadinos, a INEOS terá também – de acordo com o contrato de aquisição – de continuar a produzir o smart EQ fortwo e alguns componentes da Mercedes-Benz. Quando combinado com os planos da INEOS para o Grenadier, tal traduz-se em cerca de 1300 postos de trabalho em Hambach, incluindo compromissos contratuais relativos a fornecedores residentes.

“Esta aquisição assinala o nosso maior marco, até à presente data, no desenvolvimento do Grenadier. Em conjunto com o exaustivo programa de testes a que os protótipos estão a ser submetidos, podemos agora dar início aos preparativos para o começo da produção em Hambach do nosso 4X4 a partir do final do próximo ano, para entregas aos nossos clientes em todo o mundo”, afirmou Dirk Heilmann, CEO da INEOS Automotive.

A localização das instalações, na fronteira franco-alemã, a somente 200 km de Estugarda, proporciona um excelente acesso às cadeias de abastecimento, aos talentos da indústria automóvel e aos mercados alvo do seu novo Grenadier 4×4, cuja chegada ao mercado está prevista para o início de 2022.