Se a marca já contava com o conceito ‘Hyperscreen’ no EQS, por exemplo, agora estreia o ‘Superscreen’ com uma grande superfície de vidro e símbolos com novo design, mais simples, com cores diferentes para serem reconhecidos ainda mais intuitivamente, acompanhados de um sistema muito mais evoluído e competente.
As funções de computação de domínios anteriormente separados são unificadas agora num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de infoentretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de comunicação em rede permite melhorar o desempenho, pois os dados podem ser transmitidos substancialmente mais rapidamente.
O pack MBUX Entretenimento Plus estará disponível para o novo Classe E. Inclui hardware, os serviços Mercedes me connect e o pacote de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS.
O conceito de três ecrãs chega também ao Classe E, com um terceiro ecrã opcional a ser disponibilizado para o passageiro, que pode assim assistir a conteúdo dinâmico como TV, transmissão de vídeo mesmo quando o condutor está ao volante, não o distraindo na medida em que a imagem é comutável. A função avançada de ocultação visual baseada em câmara reduz o brilho da imagem do display e desta forma reduz o perigo de distração do condutor.
Promovendo uma contínua evolução do software, os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram numa nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros, podendo, desde o lançamento, contar com aplicações “TikTok”, o jogo “Angry Birds”, a aplicação de colaboração “Webex”, a aplicação de videoconferência “Zoom” e o navegador “Vivaldi”. Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais nos ecrãs central e do passageiro.Outra funcionalidade nova é a presença de uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier. Quando o automóvel se encontra parado, o condutor pode participar em videoconferências online e tirar fotografias e vídeos.
A interação com o sistema foi também melhorada, graças à introdução da função “Just Talk” de controlo inteligente por voz ativado sem a palavra-chave “Olá Mercedes”.
Outra das novidades apresentadas pela Mercedes-Benz é a criação de um método de tratamento do som a bordo em aliança à experiência luminosa, com a nova Iluminação Ambiente Ativa (opcional) com Visualização de Som, a qual ocorre na faixa de luz da iluminação ambiente. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.
O Classe E terá em opção um sistema de som surround Burmester 4D, com um total de 17 altifalantes e quatro transdutores de som instalados nos bancos dianteiros. Outro elemento que contribui para uma experiência sonora premium é a integração nativa de Áudio Espacial com Dolby Atmos do serviço Apple Music.
A marca trabalha também no desenvolvimento de inteligência artificial de forma a que o automóvel aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam mais frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções, naquilo que a Mercedes-Benz chama de automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.
No lançamento do novo Classe E, os clientes poderão utilizar modelos para rotinas padrão. Os próprios clientes também terão a opção de criar rotinas. Ao fazê-lo, os ocupantes podem associar diversas funções e condições. Por exemplo, “Ligar o aquecimento do banco e regular a iluminação ambiente para a cor de laranja viva se a temperatura do ar interior for inferior a 12º Celsius”.
Adicionalmente, o novo Classe E recorre também aos diversos programas Energizing Comfort que têm por base sons suaves, função de massagem revitalizante e efeitos de luz, dispondo também de recomendações individuais por intermédio da função Energizing Coach, que estreia a funcionalidade de prevenção de enjoo por movimento.
O lançamento do Classe E terá início com a versão Limousine. Os primeiros modelos da série 214 chegarão aos concessionários europeus no verão de 2023.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.