De um ano para o outro, o furto de automóveis das marcas Kia e Hyundai aumentaram 936 por cento. Culpados? Os vídeos virais no Youtube.

Esta é a conclusão de várias organizações de combate ao crime nos Estados Unidos, que culpam a popular plataforma de partilha de vídeos do Google por não impedir a publicação de conteúdos que são autênticos tutoriais de como roubar um carro.
Alegadamente, a política demasiado branda do Youtube, que aparentemente não censura de vídeos desta natureza, está a ajudar ao aumento exponencial deste tipo de criminalidade entre os jovens.

Organizações como a National Insurance Crime Bureau (NICB), a International Association of Special Investigative Units, informaram que fizeram chegar uma carta conjunta à CEO do YouTube, Susan Wojcicki, pedindo à plataforma para remover os conteúdos virais e impedir a sua partilha de futuro.

Não é ainda conhecida a resposta do Youtube a esta petição, que surge com o intuito de travar fenómenos como foi o dos “Kia Boyz”, um grupo de adolescentes entre os 14 e os 17 anos, que se dedica ao furto de automóveis das marcas Kia e Hyundai, numa espécie de desafio que consiste em roubar o veículo em menos de 3 minutos. As ações criminosas são gravadas pelos próprios e os vídeos são depois partilhados na Internet.

De acordo com as autoridades, os vídeos virais explicam o aumento exponencial dos números de carros roubados das marcas Kia e Hyundai. No Condado de Cook, estado de Illinois, só no mês de agosto, de pausa para as escolas, foram roubadas 601 viaturas, mais 936% do que em 2021.