ISQ faz parceria para monitorizar indicadores de sustentabilidade em empresas

05/10/2022

ISQ e Singularity Digital Enterprise estabeleceram um acordo para promover soluções de monitorização e gestão de indicadores de sustentabilidade.

O ISQ e a Singularity Digital Enterprise (DE) assinaram um protocolo de parceria para disponibilizar ao mercado soluções de monitorização e gestão de indicadores de sustentabilidade, de acordo com as melhores práticas e os standards existentes na Europa e no mundo.

Os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) são uma componente crítica no contexto empresarial atual, assim como a regulamentação emergente que obriga um número alargado de empresas a elaborar relatórios de informação não-financeira, a nível europeu.

“CADA VEZ MAIS CONSUMIDORES, CLIENTES, COLABORADORES E A SOCIEDADE COMO UM TODO ESTÃO ATENTOS A ESTES VETORES NAS ORGANIZAÇÕES, QUE GANHAM UM PESO TÃO RELEVANTE QUANTO OS RESULTADOS FINANCEIROS APRESENTADOS”, REALÇA O ISQ.

Com a assinatura deste protocolo, o mercado irá ter à sua disposição um conjunto de instrumentos que permitirão desenvolver uma abordagem sistemática na monitorização e acompanhamento de indicadores de Sustentabilidade (Performance Cockpits de Sustentabilidade).

Esta parceria irá promover o mapeamento e enquadramento das empresas nas áreas de ESG, com a análise, integração e apresentação de dados e indicadores com recurso a algoritmos avançados e Inteligência Artificial.

O protocolo, assinado por Pedro Matias, Presidente do Conselho de Administração do ISQ, João Safara, Administrador do ISQ, e Pedro André Martins, CEO e fundador da Singularity DE, dá assim inicio a uma nova linha de trabalho que possibilita as empresas disporem de serviços que são essenciais num mundo moderno em que as questões ligadas ao ambiente, ao impacto social e aos modelos de governação estão na ordem do dia.

Segundo Pedro Matias, Presidente do ISQ, “o ISQ, enquanto entidade de renome na área da engenharia, das inspeções técnicas e da qualidade, tem uma larga experiência na área de Sustentabilidade na indústria. A Singularity DE, por seu turno, conta com várias referências nacionais e internacionais na implementação de Performance Cockpits de Sustentabilidade em diversos setores económicos, por isso esta é uma parceria natural que vai disponibilizar ao mercado soluções integradas e inovadoras a nível de ESG com a análise, integração e apresentação de dados e indicadores com recurso a algoritmos avançados e Inteligência Artificial”.

Para Pedro André Martins, CEO e fundador da Singularity DE, “é com enorme satisfação que a Singularity DE estabelece esta parceria estratégica com o ISQ, organização com mais de 50 anos de experiência em certificação e qualidade, com o objetivo de disponibilizar ao mercado nacional e internacional as melhores práticas de análise e gestão de indicadores de sustentabilidade (ESG), contribuindo assim para uma sociedade mais sustentável, transparente, aberta e inclusiva”.