Isto foi quanto custou a autocaravana mais antiga do mundo

16/09/2022

Quanto pagaria por uma autocaravana construída um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a partir de um Ford Model T?

As autocaravanas estão em alta desde o início da pandemia, quando começaram a ser procuradas como uma alternativa segura para férias longe dos hotéis e dos aeroportos. Mas, o formato de veículo dedicado aos momentos de evasão na natureza é praticamente tão antigo como o próprio automóvel. Os primeiros registos conhecidos são de 1910, ano em que a Pierce-Arrow, fabricante norte-americana, com sede nos arredores de Nova Iorque, apresentou o modelo Touring Landau, uma variante adaptada dos carros da marca, com casa de banho incorporada, a viagens de longas e muito demoradas viagens.

Contudo, a mais antiga representante desta espécie automóvel existente é esta Bentall Cla, exemplar único desenhado pela Baico a pedido de uma família britânica no longínquo ano de 1914, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. O modelo construído a partir do chassis de um Ford Model T pela Dunton of Reading, empresa especializada no fabrico de carroças…

Na Bentall Cla, entre as soluções engenhosas está o posto de condução, que não é mais que um confortável sofá em pele que pode ser rodado 180 graus para fazer parte da mobília da sala de estar. Atrás, há também uma zona de refeições e cozinha totalmente equipada, enquanto a cama se encontra no compartimento por cima do condutor, para poupar espaço.

O motor é o mesmo do Model T original, um quatro cilindros em linha com 2,9 litros de cilindrada, produzindo 20cv, fazendo com que seja possível atingir os 72km/h.

Objeto raro de coleção, esta que é a autocaravana mais antiga conhecida no mundo teria sem surpresa um valor a condizer com o seu grandioso passado, tanto mais que triplicou o preço de venda estimado em leilão realizado recentemente pela reputada casa Bonhams, ao ser arrematada pela módica quantia de 63.250 libras esterlinas, qualquer coisa como 73.000 euros ao câmbio atual.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.