IVECO BUS vai fornecer até 500 autocarros urbanos elétricos ao operador De Lijn

28/01/2023

A IVECO BUS e o operador flamengo-belga De Lijn assinaram um acordo de quadro recorde para o fornecimento de até 500 autocarros articulados de piso rebaixado 100% elétricos, estipulando a entrega de um primeiro lote de 65 unidades em 2024.

A IVECO BUS assinou um acordo-quadro com o operador flamengo-belga De Lijn para a aquisição de um volume estimado de 500 autocarros E-WAY de 18 metros durante um período de 2+2+2 anos. Com este contrato, a IVECO BUS contará com a maior frota de autocarros elétricos articulados em operação na Bélgica, o que representa um novo passo para a fabricante de autocarros, reforçando, ainda mais, a sua posição rumo à mobilidade de emissões zero em toda a Europa.

A De Lijn, empresa do governo flamengo na região de Flandres, transporta cerca de 3,5 milhões de passageiros todos os anos. A IVECO BUS irá, assim, apoiar o objetivo da empresa de prestação de serviços de mobilidade livres de emissões nas zonas urbanas, através do seu E-WAY articulado. Este acordo enquadra-se no plano da De Lijn de transitar toda a sua frota de autocarros para fontes de energia sustentáveis, com a implantação de 3.430 autocarros elétricos até 2035, cobrindo 200 milhões de quilómetros por ano livres de emissões, convertendo os seus depósitos e a infraestrutura de carregamento.

Os autocarros elétricos E-WAY de 18 metros irão operar em várias cidades de Flandres. As entregas iniciam-se em 2024, levando a que passem a representar a maior frota de autocarros elétricos articulados IVECO BUS em operação.

O E-WAY 100% elétrico de 18 metros foi selecionado pela De Lijn pelas suas qualidades técnicas e desempenho económico. Os veículos serão alimentados pela nova linha de transmissão da Siemens e pelas novas baterias do tipo NMC, com uma capacidade total de 623 kWh. Este inédito pacote de baterias será montado na nova fábrica de baterias da FPT Industrial, em Turim, em Itália.

O E-WAY vai ao encontro do Regulamento Geral de Segurança 2 (GSR2) através das suas características de segurança, tais como a deteção de ângulo morto, a adaptação inteligente da velocidade, sistema de alerta de colisão frontal, deteção de fadiga do condutor e sensores de pressão dos pneus. Todos os autocarros estarão equipados com um sistema de câmaras nos espelhos.

“Graças a esta primeira encomenda de autocarros articulados 100% elétricos confirmamos o nosso total empenho em oferecer uma mobilidade cada vez mais sustentável, onde quer que operemos. Para este próximo passo rumo a soluções de zero emissões, escolhemos a IVECO BUS, um reconhecido fabricante nesta área, e o seu E-WAY 18 m, que melhor correspondeu às nossas expectativas em termos de autonomia, conforto e segurança, tanto para os nossos passageiros como para os nossos motoristas”, comentou Ann Schoubs, diretora-geral da De Lijn.

“Estamos particularmente orgulhosos pelo facto da De Lijn voltar a depositar a sua confiança na IVECO BUS, com a assinatura deste importante acordo e por terem reconhecido o E-WAY articulado como a escolha ideal no mercado. Gostaríamos de agradecer-lhes por terem escolhido a IVECO BUS para a transição sustentável da sua frota”, referiu Stéphane Espinasse, responsável pelas Vendas & Produtos da IVECO BUS.

Com a assinatura deste contrato-quadro para um máximo de 500 unidades E-WAY de 18 m de comprimento, a IVECO BUS e a De Lijn estarão a implementar uma nova colaboração em projetos no setor dos autocarros urbanos.