Jaguar C-Type da década de 50 regressa em edição limitada

30/01/2021

Para assinalar os 70 anos do icónico C-Type, a divisão de clássicos da Jaguar vai produzir oito exemplares com o motor de seis cilindros em linha original.

O departamento especial Jaguar Classics mantém a aposta na produção de exclusivíssimas séries especiais de “continuação” em números muito reduzidos. Depois dos Lightweight E-Type, XKSS e D-Type, o mais recente elemento da Continuation Series da marca do felino é o icónico C-Type que brilhou na competição no início da década de 50.

No caso, trata-se de uma reprodução fiel do carro que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1953 (a marca britânica também garantiu a vitória em 51 e 52), com Tony Rolt e Duncan Hamilton ao volante, com técnicas de fabrico artesanal, nas instalações de Coventry, no Reino Unido, e com recurso ao motor original de 3,4 litros e seis cilindros em linha, com três carburadores Weber 40DCO3 para debitar mais de 220 cv.

“Conduzido por alguns dos pilotos mais admirados da história, o C-Type foi um dos pilares do êxito da Jaguar nas provas de resistência e converteu-se num sinónimo de inovação e engenharia de ponta. Setenta anos depois, a equipa da Jaguar Classic sente um enorme orgulho de poder usar as tecnologias mais modernas (ainda que respeitando as técnicas tradicionais e a sua incomparável experiência) para que uma nova geração de entusiastas desfrute deste veículo lendário.”, afirmou Dan Pink, diretor da Jaguar Classic.

A marca não revelou o preço de lançamento, mas o modelo já pode ser configurado online, combinando as 12 cores disponíveis para a carroçaria e oito para o interior.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.