Jaguar Land Rover e Google medem qualidade do ar em Dublin com o I-Pace

29/05/2021

A Jaguar Land Rover estabeleceu uma parceria com a Google para incorporar sensores de medição da qualidade do ar e tecnologia de mapeamento Street View no I-Pace da Jaguar.

O I-Pace é o primeiro veículo totalmente elétrico da Google que será utilizado para medir a qualidade do ar em Dublin, rua-a-rua. Este trabalho irá incluir as emissões de dióxido de azoto (NO2) e dióxido de carbono (CO2) e partículas finas (PM2,5). Permitirá também manter o Google Maps atualizado.

Foi equipado com sensores de ar articulados especializados desenvolvidos pela Aclima, e irá percorrer as estradas de Dublin para recolher dados ao longo dos próximos 12 meses. Os parceiros de investigação científica da Google irão analisar os dados e desenvolver mapas com base na poluição atmosférica ao nível da rua.

Os engenheiros da Jaguar Land Rover incorporaram a tecnologia do Google Street View no veículo, integrando novos suportes de tejadilho para a câmara do Street View, um novo vidro traseiro para permitir a passagem de cabos e um controlo de seleção de velocidades interior que foi redesenhado para incorporar os controlos do Google Street View.

Para melhorar a qualidade do ar, o I-Pace disponibiliza um sistema de ionização do ar do habitáculo que inclui filtragem de PM2,5 que aumenta o conforto e o bem-estar dos passageiros.

Esta parceria chega num momento em que a Jaguar Land Rover define a sua estratégia para o futuro: uma reinvenção baseada na sustentabilidade do luxo moderno, nas experiências exclusivas do cliente e no impacto social positivo com um compromisso de neutralidade de carbono até 2039.

Para dar forma a esta visão, a Jaguar Land Rover irá colaborar com os líderes da indústria para aumentar a sustentabilidade e reduzir as emissões, bem como partilhar as melhores práticas no âmbito das novas tecnologias, dados e desenvolvimento de software.

A Google associou-se à Câmara Municipal de Dublin através do seu programa de qualidade do ar Environmental Insights Explorer, para analisar a qualidade do ar local e disponibilizar informação para as cidades tomarem decisões ambientais e sanitárias.

O objetivo da Google e da Câmara Municipal de Dublin é utilizar os dados para auxiliar os cientistas, investigadores e políticos nos seus estudos sobre a qualidade do ar, bem como para sensibilizar o público e encorajar as pessoas a fazerem pequenas mudanças na sua vida quotidiana.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.