M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Lister é uma marca de tuning e carros de competição com 65 anos, quase sempre associada à Jaguar, uma ligação que começou em 1957, e que continua a dar resultados hoje. A marca britânica ganhou um novo dono e uma nova vida em 2013, resultando no lançamento do seu primeiro modelo moderno em mais de 20 anos, o Lister Thunder. E o sucesso foi imediato, pois 22 dos 99 exemplares foram vendidos 24 horas após o seu lançamento.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Tal como o seu antecessor Lister Storm, o Lister Thunder é baseado em tecnologia Jaguar, mas aproveita muito mais do modelo de base. O Storm tinha uma carroçaria completamente nova e um motor esticado de 6 para 7 litros. O Thunder mantém as mesmas formas básicas do Jaguar F-Type em que é baseado, mas várias partes da carroçaria foram substituídas por peças em fibra de carbono, incluindo os para-choques. A aerodinâmica também foi revista, com um difusor dianteiro.

Quanto ao motor Jaguar V8 5.0 com compressor mecânico, os engenheiros da Lister conseguiram fazer saltar a potência dos 550 para os 675 cv, o que lhe deverá garantir uma velocidade máxima superior a 320 km/h. O comportamento do chassis foi afinado pelo antigo piloto de F1 e apresentador televisivo Tiff Needell. O Lister Thunder está à venda por 139.950 libras (158.800 euros) com várias opções de personalização.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.