Jovens entre 18 e 24 anos são principal grupo de risco na estrada

17/12/2022

Jovens têm um risco maior de acidentes, afirma o estudo DEKRA Road Safety Report 2022. A falta de experiência no manuseamento de veículos, a avaliação inadequada de riscos é uma das explicações.

“Os jovens entre os 18 e os 24 anos estão entre os grupos de alto risco no trânsito há anos”, conclui o estudo DEKRA Road Safety Report 2022, subordinado ao tema “Jovens condutores”. E as conclusões são um preocupantes, uma vez que esta faixa etária tem “um risco significativamente maior de acidentes”, adianta o estudo que prova que a condição técnica dos veículos continua sendo uma questão importante. E explica: “No conjunto da população, Portugal reduziu o número de vítimas mortais em 34% entre 2010 e 2019. No entanto, na faixa etária 18-24 anos, o número de vítimas mortais na estrada teve um decréscimo de apenas 25% no mesmo período de tempo”.

A taxa de sinistralidade comparativamente elevada – em relação à sua percentagem na população total – “deve-se, por um lado, a uma vontade muitas vezes maior de assumir riscos, mas, por outro lado, também à inexperiência e à capacidade, muitas vezes ainda incompleta, de reconhecer situações perigosas num estágio inicial e reagir apropriadamente”, pode ler-se.

Velocidade excessiva, ultrapassagem descuidada, desrespeito ao direito de passagem, condução distraída, condução alcoolizada: todos os anos, as estatísticas de acidentes de muitos países destacam a suscetibilidade particular de motoristas novatos e jovens a comportamentos de risco ao volante. “A falta de experiência no manuseamento de veículos, a avaliação inadequada de riscos e a capacidade ainda pouco desenvolvida de armazenar conhecimento no cérebro sobre as inter-relações do sistema humano-veículo- ambiente são características-chave dos condutores iniciantes”, apontam os especialistas da DEKRA.

A experiência dos condutores desenvolve-se após a obtenção de licença de condução apenas com o tempo e no confronto constante com as várias situações do tráfego rodoviário. “Quatro fatores dominam os acidentes de trânsito envolvendo jovens em muitos países do mundo: a maioria deles são homens, estão na estrada em veículos ligeiros ou motocicletas, estão em alta velocidade e possivelmente embriagados. Ainda que o número de utentes das vias entre os 15 e os 24 anos que morrem ou ficam gravemente feridos em acidentes tenha diminuído significativamente em alguns casos nos últimos dez anos: em relação a um milhão de habitantes nesta faixa etária, os números ainda são, na sua maioria, bem acima da média de outras faixas etárias”, acrescenta a DEKRA.

Jovens e veículos usados

A DEKRA realizou ainda vários testes de condução no seu Centro Tecnológico de Lausitzring. Isso demonstrou que o contacto estável entre os pneus e a superfície da estrada em particular – independentemente do clima e das condições da superfície da estrada – é essencial. Porque só assim é garantido que sistemas de assistência como ABS ou ESP também possam funcionar de forma eficaz. Uma vez que muitos condutores jovens conduzem frequentemente veículos mais velhos, principalmente por razões financeiras, a inspeção periódica do veículo continua a ser um elemento central para a segurança rodoviária. “A consequência do envelhecimento, desgaste, muitas vezes falta de consciência de defeitos técnicos e economia financeira em reparação e manutenção é: os veículos de passageiros mais velhos tendem a ter defeitos significativos com muito mais frequência e, portanto, representam um risco maior de acidentes do que os veículos mais novos.”, indicaram os especialistas.