A decisão foi a de alterar o nome para Junior. O nome já tinha sido utilizado anteriormente no Alfa GT Junior – o icónico coupé dos anos sessenta e setenta.
Design
As cores vermelha e preta do habitáculo do Junior adequam-se ao caráter desportivo da marca Alfa Romeo. Enquanto a consola central elevada e o ecrã de infoentretenimento de 10,25 polegadas com suporte para Apple CarPlay e Android Auto, orientado para o condutor separam os dois lugares da frente. Os mostradores analógicos redondos à frente do condutor foram substituídos por um ecrã digital de 10,25 polegadas. No entanto é possível imitar uma disposição clássica do painel de instrumentos para uma sensação mais autêntica. O volante tem uma boa pega, e os logótipos Alfa Romeo subtilmente brilhantes nas saídas de ar redondas são um toque elegante.

Só é uma pena que existam tantas peças que foram claramente retiradas de outros automóveis da Stellantis; o botão de arranque, o interrutor do modo de condução e o seletor de velocidades são fáceis de identificar noutros modelos do Grupo.
No que diz respeito à arrumação, existem alguns porta-copos modulares na grande área entre os bancos dianteiros, enquanto os compartimentos das portas têm um tamanho decente. Mas o porta-luvas é tem metade do tamanho que seria de esperar.
Na fila de trás o espaço para os joelhos é razoável com quatro adultos a bordo, mas o espaço para a cabeça é limitado. A bagageira de 400 litros está um pouco acima da média dos automóveis desta classe e aumenta para 1265 litros com o banco traseiro rebatido.
O Junior Elettrica Speciale acrescenta às linhas elegantes a icónica grelha Alfa Romeo, reimaginada para se adequar à sua arquitetura EV. Construído sobre uma versátil plataforma multi-energia, acomoda perfeitamente configurações eléctricas e híbridas. De série, a gama Junior vem equipada com o familiar grupo motopropulsor Stellantis EV, que utiliza um motor montado à frente que produz 154 cv e 265 Nm de binário. No papel, os nove segundos que o Junior demora a percorrer o trajeto 0-100 km/h são mais do que suficientes para o comprador médio de um SUV compacto. No entanto, se o que procura é um pouco mais de performance o modelo Veloce aumenta a fasquia com 276 cv, o que é suficiente para reduzir a marca dos 0-62 mph para apenas 5,9 segundos.
O chassis garante uma condução dinâmica, assegurando que o Junior Elettrica se mantém fiel ao ADN de agilidade e precisão da marca. Com uma atenção meticulosa aos detalhes, o acabamento Speciale acrescenta toques exclusivos, como jantes de liga leve Petali, emblemas distintivos e um interior requintado que equilibra desportivismo e luxo.
Bateria
No coração do Junior Elettrica Speciale encontra-se uma bateria de 54 kWh, que com a ajuda de uma bomba de calor de série nos climas mais frios permite uma autonomia estimada superior a 400 quilómetros com um único carregamento. A capacidade de carregamento rápido (100 kW) em corrente direta permite que a bateria atinja 80% da capacidade em menos de 30 minutos.
O Junior Elettrica Speciale oferece uma experiência de condução firme, sem ser dura. Estando adequada a um automóvel construído por uma marca desportiva como a Alfa Romeo. O pedal do acelerador é bastante suave e fácil de modular, mas não ficámos fãs do travão. O pedal esquerdo é macio e esponjoso; embora a potência de travagem geral seja boa, não nos agradou o seu tato.
Os sistemas avançados de assistência ao condutor aumentam a segurança sem comprometer o prazer de conduzir. Os condutores podem alternar entre modos de condução personalizáveis, adaptando o desempenho do automóvel às suas preferências, quer deem prioridade à eficiência ou prefiram um carácter mais desportivo.
Conclusão