O motociclo ICE a hidrogénio foi concebido e construído como parte da investigação iniciada em março de 2023, com testes iniciados este ano, culminando na demonstração pública. Montado na moto está um motor a hidrogénio baseado no motor Supercharged In-Line Four de 998 cm3 que se encontra na moto Ninja H2 da Kawasaki, com modificações feitas para permitir a injeção direta de combustível de hidrogénio nos cilindros. O chassis do motociclo foi concebido para acomodar recipientes de combustível de hidrogénio e um sistema de abastecimento de combustível de hidrogénio a bordo.
Os motociclos ICE a hidrogénio funcionam com base na combustão do hidrogénio, produzindo o ruído e a sensação de pulsação que os condutores apreciam quando rodam o acelerador, emitindo principalmente água. Durante a condução, uma quantidade muito pequena de óleo do motor é queimada, resultando na produção de uma quantidade muito reduzida de CO2.
Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki Motors está atualmente a conduzir investigação e desenvolvimento com o objetivo de realizar um motociclo ICE a hidrogénio funcional como uma opção neutra em termos de carbono para os condutores no início da década de 2030.
A Kawasaki Motors é membro da HySE “Hydrogen Small mobility & Engine technology”, Uma associação de investigação fundada em maio de 2023 pela Kawasaki Heavy Industries, Ltd., Kawasaki Motors, Ltd., Suzuki Motor Corporation, Toyota Motor Corporation, Honda Motor Co., Ltd. e Yamaha Motor Co., Ltd., para a investigação sobre motores a hidrogénio para veículos de pequena mobilidade. Uma associação de investigação centrada na tecnologia do hidrogénio em motores, sistemas de enchimento de hidrogénio e sistemas de abastecimento de combustível, a fim de produzir veículos de pequena mobilidade movidos a hidrogénio, incluindo motociclos.
“Para fortalecer ainda mais a marca Kawasaki, a Kawasaki Motors fornecerá produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes e da sociedade, incluindo esforços para alcançar a neutralidade de carbono, à medida que nos desafiamos a examinar todas as possibilidades em busca da felicidade e alegria de todos aqueles cujas vidas a Kawasaki toca.” Adiantou Satoaki Ichi, o engenheiro responsável pelo projeto.