Publicidade Continue a leitura a seguir

Kawasaki KZ400 mantém-se na sua caixa de transporte há mais de 40 anos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Kawasaki KZ400 foi uma mota produzida pela fabricante nipónica durante dez anos, de 1974 a 1984, publicitada pela marca como a “mais pratica máquina em todos os aspectos”. Este foi o modelo responsável pela Kawasaki ser a primeira marca de motos do ocidente com uma fábrica nos EUA, neste caso em Lincoln e superou as vendas da sua rival da Honda durante os anos 70.

Está equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 398cc de cilindrada, com dois veios de equilíbrio, um na frente da cambota e outro na traseira, ambos rodam no sentido contrário ao movimento da cambota. A alimentação de combustível é feita por dois carburadores Keihin CV32 e a potência debitada situa-se nos 36cv às 8500rpm para um peso de 165 quilos.

Existia um modelo mais básico sem arranque eléctrico e travões de tambor na frente, que era considerado um mero meio de transporte e um modelo equipado com arranque eléctrico e um disco de travão na frente. Além disso, estava disponível a KZ400 Deluxe que adicionava a estes uma grade na traseira para transporte de objectos, duas malas laterais, um para-brisas e emblemas específicos.

Presente neste artigo está uma Kawasaki KZ400 Deluxe na cor Candy Copper que nunca andou permanecendo na sua caixa de transporte por todos estes 46 anos e de onde não deverá sair, sendo por isso, a melhor exemplar, tanto em conservação como em originalidade.

No passado dia 2 de Fevereiro foi vendida através de um leilão na plataforma da Bring a Trailer por 9500 dólares, cerca de nove mil euros.