Kia e DB armazenam energia em baterias usadas de veículos elétricos

09/09/2022

A Kia Europe vai transformar as baterias usadas de veículos elétricos em sistemas de armazenamento de energia, designadas por baterias de “segunda vida”, o que constitui mais um importante passo na sua estratégia global de sustentabilidade.

Para desenvolver este projeto, o fabricante estabeleceu uma parceria com a encore | DB, uma start-up do grupo Deutsche Bahn. Esta empresa recebe as baterias dos veículos elétricos da Kia provenientes de toda a Europa, procede à sua desmontagem até ao nível do módulo e submete-as a testes de diagnóstico detalhados. Os módulos ainda viáveis são reaproveitados para novos sistemas de armazenamento de energia, enquanto outros seguem para reciclagem, consoante a capacidade restante.

Para construir o sistema de armazenamento de energia em baterias, a DB recolhe, desmonta, analisa e, em seguida, reutiliza ou recicla as baterias provenientes de veículos elétricos. Para o sistema de armazenamento de energia em baterias montado no EUREF-Campus, as baterias do Kia Soul EV usadas foram recolhidas em Concessionários da Kia e transportadas para a DellCon, o parceiro de desmontagem da encore | DB, através da extensa rede logística da Deutsche Bahn. Garantiu-se, assim, um transporte sustentável e seguro. As baterias foram depois desmontadas até ao nível modular e submetidas a testes de diagnóstico de última geração, com o objetivo de avaliar o respetivo estado.

A unidade no EUREF-Campus é constituída por 24 módulos de bateria no total, dispostos em três racks, sendo cada módulo constituído por 14 células duplas. Um Sistema de Gestão de Bateria (Battery Management System, BMS), especificamente desenvolvido pela empresa STABL Energy, compensa os diferentes estados entre os módulos de bateria, realizando a estabilização passiva ou ativa da tensão sempre que necessário. A unidade protótipo irá fornecer 72 kWh de energia elétrica utilizável para suportar a “mudança de hora” – armazenando energia solar para utilização posterior – e outras aplicações presentes no EUREF-Campus.