A Kia revelou as primeiras imagens do EV9, que será o seu elétrico topo de gama, sendo também o primeiro a dispor de três filas de bancos. Este modelo representa mais um passo da marca sul-coreana rumo à eletrificação, apostando num design marcado pela filosofia ‘Opposites United’ que evidencia elementos contrastantes para uma visão moderna e arrojada.

O exterior é precisamente um dos aspetos que mais se destaca, com superfícies arrojadas que seguem de perto aquelas que a Kia apresentou com o EV6, com a dianteira a ficar marcada por aparência simples, mas ao mesmo tempo tensa, com uma grelha luminosa (‘Digital Pattern Lighting Grille’) e com faróis verticais. De acordo com a marca, esta é a ‘Cara de Tigre Digital’ (‘Digital Tiger Face’) para um visual futurista e confiante.

A iluminação diurna (DRL) aposta em pequenos pontos luminosos, como se fosse um mapa astral, dando ainda mais especificidade a esta ‘Digital Tiger Face’.

Na lateral, a aparência SUV é enfatizada pelas cavas das rodas mais pronunciadas com formas triangulares, com uma generosa altura ao solo a marcar também a sua identidade. Os puxadores das portas estão integrados para melhorar a aerodinâmica em andamento. Já na traseira, voltam a figurar linhas simples e limpas, mas com farolins finos que mimetizam o formato dos da dianteira.

Interior espaçoso e tecnológico

A bordo, a marca refere outro princípio, o de ‘Tecnologia para a Vida’, com inovações e sistemas integrados para ajudarem na vida dos ocupantes, mas também com foco no espaço, graças à utilização da plataforma E-GMP (Electric Global Modular Platform) com uma longa distância entre eixos e acomodação apropriada dos elementos motrizes e da bateria entre os dois eixos.

A plataforma e o seu conceito vocacionado para a eletrificação permitiu a criação de um espaço amplo para todos os passageiros, com um formato de tipo lounge nas três filas de bancos. A Kia ouviu o feedback das famílias para avaliar as configurações – de seis ou sete lugares – e as características dos bancos para garantir idêntico espaço, conforto e experiência para todos os ocupantes, em detrimento de colocar todo o foco no condutor.

Os passageiros sentados nos bancos das primeira e segunda filas podem recliná-los simultaneamente para relaxar e descansar quando o EV9 estiver a carregar a bateria. Os bancos da segunda fila podem ser rodados 180 graus, para que os ocupantes possam interagir com os passageiros da terceira fila. Os bancos desta última incluem suportes para copos e pontos de carregamento para dispositivos móveis.

O habitáculo do EV9 apresenta um design simples mas vincadamente tecnológico, com a marca a apregoar um incremento na qualidade para níveis premium. O painel de instrumentos panorâmico e flutuante estende-se do volante até o centro. Dois ecrãs táteis de 12.3 polegadas, integrados com um visor segmentado de 5 polegadas, melhoram a experiência digital, permitindo comandar facilmente as funções do veículo e reduzindo ao mínimo os botões físicos. Por baixo do ecrã central tátil encontram-se vários botões táteis ocultos, para comandar as principais funções do AVNT e da climatização.

A consola central está equipada com amplas opções de arrumação, nomeadamente um compartimento espaçoso localizado na sua base.

No final do corrente mês, com a apresentação mundial, serão divulgadas todas as informações sobre o novo modelo, incluindo as especificações técnicas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.