Kia inicia produção do novo XCeed na fábrica de Zilina

14/09/2022

As primeiras unidades do novo crossover compacto Kia XCeed já saíram da linha de produção da fábrica da Kia em Zilina, Eslováquia, inaugurando uma nova era de utilização de técnicas de produção mais eficientes e sustentáveis naquela unidade industrial.

A nova geração deste modelo de sucesso na gama Kia, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, já está disponível para encomenda.

A linha de produção modernizada possui 40 novos robôs de última geração nas zonas de pintura e montagem, equipamentos que integram o plano de longo prazo da marca que visa aumentar a automação, a eficiência e a conformidade com as mais recentes normas ambientais. Em termos de sustentabilidade, esta unidade industrial da Kia usa 100% de energia renovável na sua atividade, ao mesmo tempo que o calor e a água da secção de pintura são reciclados para utilização noutras zonas da fábrica, por forma a diminuir o desperdício.

Todas as unidades fabricadas em Zilina são montadas na mesma linha de produção, o que contribui para a eficiência de recursos e permite responder melhor aos diferentes padrões de procura que se verificam nas diferentes gamas de modelos. Juntamente com o novo XCeed, Zilina também fabrica outros elementos da gama Ceed, bem como a quinta geração do Sportage. Aqui são também montados os grupos propulsores “Smartstream” 1.5 “Kappa” a gasolina e semi-híbrido, e o motor 1.6 “Gamma” T-GDi.