KTM 1290 SuperdukeGT: Um TGV de duas rodas para o dia a dia

20/04/2018

Quando na década de 1970 os franceses desenvolveram o “Train à Grande Vitesse” (comboio de alta velocidade), o objetivo era encurtar a distância entre o norte e o sul do país, proporcionando uma forma rápida de deslocação entre as cidades. Entretanto, a linha expandiu-se entre países e já é possível ir de Londres a Paris em cerca de duas horas, por exemplo.

A Superduke GT parece ter sido concebida com o mesmo propósito. Criada como uma moto desportiva de turismo, esta KTM fará felizes todos os que gostam de andar muitos quilómetros em estrada e de forma rápida. Já tínhamos testado a KTM 1290 Super Adventure R, talhada para percorrer o mundo por maus caminhos. Agora a Superduke GT é a versão de duas rodas de um automóvel “gran turismo”, mais pequena, mais leve e mais potente do que a Super Adventure R, permite-nos “devorar” países a um ritmo impressionante.

Uma parte da responsabilidade pelo bom desempenho da Superduke GT é, sem dúvida, o motor de dois cilindros em V com 1301cc e 173cv. A outra parte é a ciclística, que aliada às suspensões semi-ativas, e aos travões Brembo radiais, têm prestações dignas de uma super desportiva. Abaixo das 4500rpm, o motor parece “amordaçado”, mas tudo muda acima das 5000rpm – de repente parece que vamos montados num míssil. Mas temos de confessar que se torna muito difícil explorar todo o potencial quando se lhe tira a “mordaça”.

Tal como o TGV, a Superduke está munida da tecnologia disponível para nos proporcionar uma viagem sem percalços. Temos quickshifter, controlo de tração, ABS que atua em curva, luzes de curva, sensores de pressão dos pneus (hill hold control) que segura a moto nas subidas (opcional) e, dependendo do estado de espírito ou das condições da estrada, três modos de motor (sport, street, e rain).

A potência é idêntica em sport e rain, diferindo na resposta do acelerador, que é mais direta em sport. O modo rain reduz a potência para 100cv, e a resposta do acelerador fica ainda mais branda para evitar dissabores quando a aderência é escassa.

Sem grandes falhas a assinalar nesta Superduke GT, o calor gerado pelo motor LC8 pode ser incómodo, especialmente, no verão. O design também pode não ser consensual, mas se gosta de fazer muitos quilómetros em alcatrão com pendura e bagagem, poucas motos o farão como esta KTM.

Ficha técnica
Motor: bicilíndrico em V com 1301cc
Potência: 173cv
Caixa: 6 velocidades
Embraiagem: hidráulica anti-derrapante
Suspensões: frente WP semi-ativa, trás amortecedor WP semi-ativo
Travões: frente 2 discos de 320mm flutuantes com pinças Brembo monobloco radiais de quatro pistões, trás um disco de 240mm com pinça de dois pistões
Depósito: 23 Litros Peso: 205kg
Preço: a partir de 19.869€

Mais: motor, ciclística, travões, suspensões, acessórios para viagem.
Menos: calor do motor.

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