La Bagnole: O carro elétrico que pesa o mesmo que uma moto

13/07/2022

Os SUV, automóveis maiores e mais pesados e menos eficientes, são cada vez mais populares, o que é um contrassenso… de todo o tamanho.

Em França, a associação WeShift, consórcio industrial que inclui empresas como a Groupe Savoy, a M2O Group, a Alpes Usinage e a Pracartis, apresentou, na última edição da feira VivaTech, aquela que acredita ser uma solução racional com futuro: o automóvel elétrico que pesa menos do que uma moto.

Batizado de La Bagnole (significa ‘o automóvel’), o modelo não vai além dos 283 kg, verdadeiro peso-pluma quando comparado com a maioria dos elétricos do mercado, que rondam as duas toneladas.

O que oferece: dois lugares, mobilidade sem gases de escape e uma imagem aventureira a lembrar o clássico Citroën Méhari. A estrutura simplificada é fabricada em alumínio e o sistema elétrico é composto por dois motores, um em cada roda traseira, para uma potência combinada de apenas 15 cv, anunciando até 100 quilómetros de autonomia.

A velocidade máxima é limitada a 45 km/h, reforçando a vocação vincadamente urbana, embora esteja prevista uma versão capaz de atingir 80 km/h.

O La Bagnole já pode ser encomendado em França, por um preço de 10.900 euros, com as primeiras entregas previstas para o início de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.