Publicidade Continue a leitura a seguir

Ladrões de catalisadores mudaram de estratégia. Vão diretos à fábrica

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em Portugal são roubados 20 catalisadores de automóveis por dia, de acordo com dados da GNR. Mas alguns ladrões estão a mudar de estratégia: roubam às dezenas, diretamente da fábrica.

Produzidos com recurso a metais raros especialmente valiosos como o ródio, o paládio ou a platina, independentemente de se encontrarem praticamente novos ou muito usados, os catalisadores dos automóveis continuam a ser alvo da atenção dos criminosos em Portugal. Os números oficiais revelam que, em média, são furtados catalisadores a 20 automóveis por dia.

Agora, os ladrões estão a mudar de estratégia e vão diretamente à fábrica. De acordo com a Europa Press, em Espanha, foi desmantelada uma rede criminosa que se dedicava ao roubo daqueles componentes dos armazéns da fábrica da Renault em Valladolid.

A mesma fonte explica que o alerta foi dado por um elemento da segurança da Renault e por um dos diretores de Logística da Arcese, uma das fornecedoras da fábrica de motores espanhola e que tem também armazéns nas instalações.

No passado mês de dezembro, aqueles responsáveis denunciaram o desaparecimento de 69.174 euros em catalisadores: os equipamentos deram entrada nos armazéns, estavam registados, mas não se encontravam nas instalações. E só o recurso às câmaras de vigilância permitiu confirmar que foram roubados, com a conivência de um dos elementos da equipa de logística e de um dos condutores dos camiões do transporte.

Segundo a Cadena SER, entre janeiro de 2020 e agosto de 2021, as autoridades espanholas receberam 3.600 queixas por furto de catalisadores em automóveis.