Lamborghini de meio milhão de euros pode perder peça em andamento

06/03/2021

A Lamborghini irá recolher algumas unidades do Aventador SVJ porque um dos painéis traseiros pode levantar voo em andamento.

Pode ser um dos lançamentos mais excitantes na história recente da Lamborghini, mas o especialíssimo Aventador SVJ de 770 cv, que bateu o recorde para o carro de produção mais rápido no Nurburgring com o tempo de 6m44,97s, volta a provocar dores de cabeça aos homens de Sant’Agata Bolognese.

A marca italiana de superdesportivos comunicou que irá recolher 221 unidades do Aventador SVJ Coupé, construídos entre 4 de julho de 2018 e 15 de janeiro de 2021, depois de detetado um problema relacionado com a tampa do motor. “O capot [traseiro] pode abrir sem aviso e pode desprender-se totalmente do veículo se o mesmo estiver em movimento em altas velocidades sob forte aceleração”, revela o National Highway, Traffic Safety Administration (NHTSA), que concluiu que o problema pode estar relacionado com o excesso de calor a que a peça está submetida, podendo ficar deformada e soltar-se em andamento.

Em março de 2020, a marca ‘recolheu’ 26 unidades do exclusivo modelo, para proceder à correção de um problema que afetava as versões SVJ Coupé e Roadster do Aventador, produzidas entre dezembro de 2019 a janeiro de 2020. Em causa estava uma falha na montagem no sistema de abertura das portas, que podem não abrir, deixando os ocupantes trancados no interior do veículo.

Na altura, o erro foi identificado pelos próprios engenheiros da Lamborghini no decorrer de testes de qualidade ao modelo, com a explicação de que “durante o processo da montagem, um funcionário com pouca experiência pode não ter encaixado corretamente uma peça no puxador interior da porta”.