Lamborghini despede-se dos modelos apenas com motores de combustão

05/02/2022

Este vai ser o último ano em que a Lamborghini fará modelos apenas com motores a gasolina. Em 2023, haverá híbridos e PHEV que vão preparar o caminho para um 100% elétrico.

A Lamborghini anunciou que este ano será o último em que terá veículos exclusivamente com motores de combustão.

A partir do próximo ano, a marca com o símbolo do touro introduzirá apenas veículos com motores elétricos, ainda que, para já, não apenas 100% elétricos. Com efeito, o construtor refere que começará com híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) e depois abraçará os BEV.

O primeiro Lamborghini totalmente elétrico deverá ser um modelo de quatro portas. Quanto ao calendário, tudo aponta para que essa estreia na marca aconteça durante a “segunda metade da década”.

REFERINDO-SE A ESSE VEÍCULO TOTALMENTE ELÉTRICO, O CEO DO FABRICANTE, STEPHAN WINKELMANN, DIZ QUE A LAMBORGHINI ESTÁ INCLINADA PARA APOSTAR NUM VEÍCULO DE QUATRO PORTAS PARA “USO DIÁRIO”.

Isto fará com que seja de esperar o lançamento de um Aventador Híbrido em 2023, de um Urus Plug-in Híbrido em 2024 e de um Huracán Híbrido em 2025.

O tal Lamborghini de quatro portas totalmente elétrico poderá ver a luz do dia por volta de 2028.

É verdade que a entrada da Lamborghini no mundo elétrico está a ser feito ainda com “pezinhos de lã” e conservadorismo, mas o facto de a marca assumir este caminho, representa mais um sinal da inevitabilidade que é a mobilidade elétrica, tanto para os construtores mais generalistas, como para os mais exclusivos.