Definido como um modelo de conquista para novos clientes por parte da Lamborghini, o Urus será lançado este ano, elevando de forma substancial as vendas da companhia italiana de Sant’Agata Bolognese.

A provar o sucesso desse SUV desportivo, que a Lamborghini pretende tornar num modelo capaz de trazer para o seu seio muitos clientes que até aqui nunca tiveram um dos seus automóveis, basta dizer que volume de produção alocado para Portugal em 2018 – de oito unidades – já está todo vendido, por valores de encomendas acima dos 300 mil euros (embora os valores ‘base’ se iniciassem entre os 250 mil e os 260 mil euros).

Num dado igualmente curioso, indo ao encontro dos desejos da marca, resta salientar que apenas três dos compradores do novo ‘SUVerdesportivo’ já eram clientes antigos da Lamborghini, pelo que o seu sucesso está assim à vista. Ainda assim, como sucede nalguns destes casos, embora os veículos possam ter sido adquiridos em Portugal, existe a possibilidade de poderem depois ser ‘levados’ para outros países pelos seus proprietários.

Entrando também na corrida das marcas ao segmento SUV, o Urus é um dos mais aguardados modelos da marca italiana, que pretende aumentar fortemente o seu volume de vendas anual – espera-se que o Urus represente sozinho mais do que o restante da gama -, ao mesmo tempo incrementando também as receitas da Lamborghini. Para fazer face a esse objetivo, a companhia do Grupo Volkswagen procedeu a um aumento das suas infraestruturas em Itália e ao recrutamento de mais mão-de-obra.

Recorde-se que este Lamborghini traz consigo uma premissa inédita para quem pretende a derradeira experiência de velocidade fora do asfalto: com um motor V8 bi-turbo de 4.0 litros capaz de debitar 641 CV de potência e 850 Nm, este modelo promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e chegar aos 305 km/h de velocidade de ponta. Pelo meio, a fasquia dos 200 km/h é batida em meros 12,8 segundos.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.