Apoie a edição do livro comemorativo que vai ser lançado em Abril 2017 e publique uma foto do seu Land Rover!

Os Series, 90, 110 e Defender são, por si só, sinónimo de Land Rover, algo de que muito poucas marcas de automóveis se podem gabar. Quem sabe alguma coisa de todo-o-terreno, associa de imediato o nome Land Rover ao Defender ou às Séries I, II e III. Embora corresponda a uma evolução do Série I, ao longo de seis décadas, o Defender apresenta um design mais compacto, robusto e moderno. O design original era tão simples que o seu rascunho foi feito na areia da praia da Baía de Red Wharf.

O Land Rover Série I foi o primeiro modelo do que viria a tornar-se uma nova marca no seio da Rover, e foi apresentado pela primeira vez, no Salão Automóvel de Amesterdão, em Abril de 1948. A procura por este tipo de veículos todo-o-terreno no Reino Unido levou os seus criadores, Maurice Wilks e Spencer Wilks a acreditar que um pequeno utilitário agrícola com tracção 4×4 e capacidade para transportar pessoas seria um sucesso de vendas. E, em boa hora o fizeram, pois estavam a criar um dos maiores ícones da história do automóvel. O Land Rover foi concebido com uma simplicidade brilhante para proporcionar capacidades extraordinárias com robustez e durabilidade inigualáveis. A aceitação foi imediata e a produção de 100 unidades por mês não chegou para a procura. Até ao final de Janeiro de 2016, foram produzidos mais de dois milhões de Defender. Foi o veículo produzido em contínuo durante mais anos em todo o mundo e estima-se que 70 a 75% ainda estejam em circulação, entre os quais o primeiro (matrícula HUE 166), carinhosamente apelidado de “Huey”.

Este Land Rover Series I, de 1948, está hoje no British Motor Museum, lado a lado com o último Defender saído da linha de montagem de Solihull, no passado dia 29 de Janeiro (ver foto), e serviram de inspiração ao jornalista Alexandre Coutinho para escrever um livro comemorativo dos 68 Anos do Land Rover em Portugal, partindo do desenvolvimento inicial do modelo e do seu criador e focando as séries mais memoráveis, de 1947 à actualidade. Apoiado em conteúdos fornecido pela Land Rover, nomeadamente, fotografias e documentos de arquivo, esta obra assentará, igualmente, numa selecção dos melhores Land Rover Série I, II, IIA, III, 90, 110 e Defender existentes em Portugal, incluindo versões militares e para trabalhos específicos.

Esta selecção será efectuada com base nas séries Land Rover e suas variantes mais significativas, bem como nos critérios de conservação, manutenção e autenticidade dos veículos, geralmente aplicados aos clássicos. Para o efeito, serão entrevistados alguns proprietários, coleccionadores e utilizadores de Land Rover, bem como algumas personalidades ligadas à importação, comercialização e transformação de automóveis da marca.

Trata-se de uma edição de prestígio, limitada a 1000 exemplares numerados e a um total de 144 páginas, profusamente ilustradas com fotografias de arquivo e actuais. Em função do conceito apresentado e dos conteúdos propostos, o livro “Land Rover em Portugal” será impresso num formato ligeiramente quadrangular (290 cm x 260 cm), em papel couché de gramagem superior (170 g), com capa dura. O livro será editado pela editora Contra a Corrente, vocacionada para os livros de prestígio, de empresa ou de autor. Em 2011, a Contra a Corrente coordenou a edição do livro “F-16 Falcões e Jaguares”, seguindo-se os livros “100 Anos Chevrolet” (edição comemorativa do Centenário da Chevrolet); em 2012, foram publicados os livros “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, “A Evolução do Automóvel” e “Mais Alto e Mais Alto – Escalar por uma Causa”; em 2013, foi a vez dos best sellers “TAP Air Portugal” (1ª e 2ª edição), “50 Anos Porsche 911 em Portugal” (em parceria com a Prime Promotions) e “50 Anos Alouette III na Força Aérea”; seguiram-se, entre outros, em 2014 e 2015, a “A Evolução da Moto”, “Rui Madeira – 25 Anos de Ralis” e “ÓculOs – História da óptica”, a par do lançamento da revista trimestral “Avião”. Mais recentemente, em Setembro de 2016, foi a vez do livro “Grupo OMNI – 25 Anos de Operação em Portugal”.

Campanha de crowdfunding

O objectivo é conseguir, pelo menos, financiamento para pagar metade dos custos de impressão do livro. O prazo da campanha é de, apenas 60 dias, mas cobre o período do Natal, época tradicionalmente mais propícia para ofertas de livros a amigos e familiares. Os apoios começam nos €10, mas para obter um exemplar do livro como recompensa o apoio tem de ser de €25 (preço especial para quem compra o livro em antecipação, porque o preço de venda ao público final será de €30). Quem apoiar com €50 ou mais ganha outros livros publicados pela Contra a Corrente.

A grande novidade desta iniciativa reside na possibilidade de os participantes proprietários de Series I, II, IIA, III, 90, 110 e Defender poderem publicar uma foto do seu Land Rover no livro, com um pequeno texto descritivo. Para isso, terão de apoiar a campanha com um mínimo de €100 e enviar uma foto com boa qualidade. Ao longo da campanha, haverá mais recompensas e algumas surpresas, de modo a manter o interesse dos participantes e angariar mais apoios.

Pode aceder link directo para a página da campanha na plataforma PPL aqui.