Só com 404 quilómetros rodados, um de apenas 250 exemplares do Volkswagen XL1 produzidos vai a leilão.

Um dos automóveis mais inovadores da última década, o XL1 foi a resposta ao desafio de Ferdinand Piech de desenvolver um Volkswagen de estrada que não precisaria de mais do que 1 litro de combustível para percorrer 100 quilómetros. Na sua versão de produção, lançada em 2013 (o primeiro protótipo é de 2011), numa edição limitada a apenas 250 exemplares, o modelo recorria a uma motorização híbrida plug-in, que combina um motor Diesel de 2 cilindros e 829 cc e um motor elétrico de 27 cv que desenvolve 100 Nm, instalado no trem posterior, para uma potência combinada de 69 cv e 140 Nm de binário máximo.

A bateria de iões de lítio com 5,5 kWh de capacidade autoriza autonomia para cerca 50 quilómetros livres de emissões, enquanto o consumo médio homologado é de 111 km/litro.

Com 3,89 metros de comprimento e um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,186 Cx, chassis e muitos componentes em fibra de carbono, as poucas unidades fabricadas do XL1 foram destinadas a clientes selecionados da marca. E um destes raros exemplares, com apenas 404 quilómetros percorridos nos últimos sete anos, vai a leilão no próximo dia 3 de fevereiro, num evento em Paris, promovido pela casa Bonhams.

A unidade (número 59 da série limitada) foi registada na Alemanha em janeiro de 2015 e encontra-se em perfeitas condições. Estima-se que possa chegar aos 95.000 euros.

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