O Lexus mais compacto de sempre foi desenvolvido especificamente para a Europa e com os gostos dos condutores europeus em mente (o que sucedeu pela primeira vez), assumindo-se como um modelo marcante para a marca ao nível europeu, ao ampliar o potencial de novos clientes no segmento premium. Aliás, a própria denominação LBX aponta para isso mesmo, já que é o acrónimo para ‘Lexus Breakthrough Crossover’…
O estilo exterior segue o princípio ‘Resolute Look’ da Lexus, com a reinterpretação da grelha dianteira que é característica da marca japonesa, para um visual musculado e robusto, que atrás tem linhas mais arredondadas e placa de matrícula agora no para-choques. O LBX mede apenas 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1545 mm de altura, com 2580 mm de distância entre eixos, demonstrando dessa forma extremidades curtas à frente e atrás. O porte mais robusto é reforçado pelas jantes de 18 polegadas e pelo spoiler traseiro na tampa da bagageira.
Koichi Suga, responsável de design da Lexus, explicou que “‘desconstruímos a grelha dianteira de forma a dar origem a um novo design. Fomos bem-sucedidos na criação de uma nova identidade dianteira que é completamente diferente mas que é imediatamente reconhecível como um Lexus”.
Trata-se, também, do primeiro Lexus produzido com base numa variação da plataforma global GA-B para modelos mais compactos, oferecendo baixo centro de gravidade, capacidade de arrumação nos diferentes componentes dos módulos híbridos e estrutura altamente rígida. A marca indica ainda que é também o elemento fundamental para um carácter de condução mais divertida, prometendo agilidade em sintonia com conforto e refinamento.
A carroçaria foi fortalecida com adesivos estruturais e soldagem em pontos específicos, além da colocação estratégica de reforços para incrementar a rigidez geral, embora a Lexus tenha demonstrado igualmente a sua preocupação em manter o peso contido através da utilização de materiais ligeiros, como o alumínio (no capot) ou resina moldada (nas cavas das rodas traseiras, por exemplo). As versões de tração dianteira contam com barra de torsão no eixo traseiro, enquanto as versões de tração integral beneficiam de um eixo de braços duplos atrás.Interior típico na qualidade
A bordo, a Lexus não faz concessões, apostando na tónica do acolhimento com qualidade dos ocupantes (a filosofia Omotenashi), com recurso a materiais de primeira linha e muitos componentes que dão uma ambiência mais tecnológica. Há revestimentos em couro, mas também a possibilidade de contar com um interior vegan com couro sintético nos bancos, volante e painéis das portas.
O conceito do cockpit baseia-se na ideia do ‘Tazuna’ que foi estreado para o NX, colocando os principais comandos e funções em redor do condutor para que tenha o mínimo de distrações. No LBX, o condutor tem direito a um novo painel de instrumentos digital de 12.3”, uma estreia na Lexus, sendo personalizável e variando as suas informações consoante o modo de condução.
Ao centro, está um ecrã tátil de 9.8” para o sistema Lexus Link Connect com ligação online e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto (este apenas por cabo). O sistema de Lexus conta ainda com navegação com base na ‘cloud’, oferecendo assim informações de trânsito em tempo real, além de assistente por voz que responde aos comandos dos passageiros dos bancos da frente.
O compartimento de carga chega aos 332 litros no caso do modelo de tração dianteira.
Nova geração híbrida
O sistema híbrido deste LBX tem por base um motor 1.5 de três cilindros bastante compacto e melhorado em diversos aspetos, ao passo que muitos dos componentes híbridos foram revistos, incluindo o eixo traseiro elétrico e a unidade de controlo de potência, com vista à melhoria da eficiência e redução do seu peso. Há também uma nova bateria de hidreto metálico de níquel (NiMH) que permite uma atuação melhorada do motor elétrico de tração (existe um outro motor elétrico que funciona como gerador/motor de arranque).
No total, o sistema debita 136 CV de potência e um binário máximo de 185 Nm, com a Lexus a prometer respostas muito melhoradas graças ao funcionamento do motor elétrico e também uma melhoria na eficiência, já que poderá cumprir mais tempo em modo 100% elétrico.
A marca garante também que a área do refinamento foi muito trabalhada para oferecer baixos níveis de vibrações e de ruído, sobretudo ao nível dos materiais de isolamento acústico.
A produção do LBX está agendada para o final de 2023, com a chegada aos mercados europeus prevista para o início de 2024.
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