Lexus e Porsche são os carros mais fiáveis no mercado americano

21/02/2021

Lexus e Porsche dominam os resultados do JD Power Vehicle Dependability realizado nos Estados Unidos, o estudo que estabelece o ranking das marcas que se destacam na qualidade de fabrico e tecnologias dos seus automóveis no lado de lá do Atlântico.

Na edição-2021 do estudo que já vai no 32.º ano registou-se o número de problemas por 100 veículos de cada marca, experienciados pelos proprietários ao longo dos últimos 12 meses. Sendo que apenas foram considerados carros com três anos e um único dono.

Em avaliação estiveram 177 problemas específicos (exterior, motor, transmissão, interior, multimédia, experiência de condução, etc.), ‘arrumados’ em oito diferentes categorias de automóveis. No ranking, quanto mais baixo o valor, melhor a prestação do modelo em termos de fiabilidade.

Classificação por marcas

Em 2021, a Lexus sucede à Genesis no lugar mais alto da tabela, com uma pontuação de 81 em 100. Com este resultado, a marca japonesa é primeira classificada pela nona vez em dez anos.

Nos dois lugares seguintes aparecem fabricantes bem conhecidos dos europeus: a Porsche, com 86 pontos, e a Kia, com 97, ‘empurrando’ a Toyota para o quarto posto, com 98 pontos.

Entre as principais conclusões, os analistas da JD Power destacaram o aumento dos níveis de fiabilidade geral: nesta edição, a pontuação média foi de 121 pontos, a mais baixa de sempre do estudo, representando uma melhoria de 10 pontos percentuais relativamente a 2020.

Outro destaque, a excelente prestação da Porsche, que além de um prestigioso lugar no pódio, viu o 911 ser reconhecido como o automóvel mais fiável à venda nos Estados Unidos. Veja na galeria abaixo como ficaram ‘arrumadas’ as outras categorias: