Lisboa acolhe TRA, conferência europeia de mobilidade

12/09/2022

A TRA – Transport Research Arena decorre em Lisboa de 14 a 17 de novembro. A conferência europeia é focada em investigação em mobilidade e transportes.

Portugal é anfitrião da edição de 2022 da TRA – Transport Research Arena: a maior conferência europeia de investigação e tecnologia em matéria de mobilidade e transportes. Sob o lema “Moving together – reimagining mobility worldwide”, a TRA 2022 focar-se-á nas soluções inovadoras para o setor dos transportes a nível global.

A decorrer no CCL – Centro de Congressos de Lisboa, de 14 e 17 de novembro, a TRA vai reunir os principais especialistas nacionais e internacionais para debater o presente e o futuro da mobilidade. Na agenda estão quatro grandes temas: as soluções inteligentes e a sociedade; a mobilidade verde e a descarbonização; infraestruturas inovadoras para a Europa 2030; e políticas e economias para uma Europa competitiva.

A TRA 2022 é organizada pela ANI – Agência Nacional de Inovação, pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, pelo CEE – Consórcio de Escolas de Engenharia, pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pela Magellan – European Affairs Association. É co-organizada em parceria com a Comissão Europeia e em colaboração com as plataformas tecnológicas e associações europeias ACARE, ALICE, CEDR, ECTP, ERTRAC, ERRAC, ETRA e WATERBORNE.

O Centro de Congressos de Lisboa é uma referência nacional e internacional para a realização de congressos, conferências e todo o tipo de eventos. Com uma capacidade até 6.500 pessoas, o CCL dispõe de oito auditórios, 10.000m2 de área de exposição divididos por cinco pavilhões, 35 salas de reunião, sete foyers e um restaurante para 400 pessoas. É um espaço de excelência numa localização privilegiada com vista sobre o rio Tejo.

Lisboa, cidade da mobilidade

Depois das edições em Gotemburgo, Liubliana, Bruxelas, Atenas, Paris, Varsóvia, Viena e Helsínquia, a Transport Research Arena encontra em Lisboa um ponto de contacto entre o passado, o presente e o futuro da mobilidade para a sua 9.ª edição.

Esta conferência pretende-se que seja um espaço de debate e inovação para o presente e o futuro e baseia-se em três pilares fundamentais: na excelência científica, investigação e inovação; nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e industriais, bem como políticas inovadoras, dentro da mobilidade europeia; e a troca de conhecimentos e experiências entre a Europa e outros continentes.

A TRA 2022 contará com uma área de exposição para empresas nacionais, internacionais e startups, e com uma área de demonstrações interativa e dinâmica. Decorrerão diferentes tipos de sessões, sessões plenárias, que abordarão os temas centrais da conferência e contarão com oradores destacados, desde agentes da indústria a autoridades públicas; Sessões Estratégicas, que fomentarão a partilha de conhecimento entre os diversos agentes do setor, investigadores e legisladores sobre a mobilidade e os transportes, incidindo sobre o tema específico de cada dia; sessões técnicas e científicas, em que investigadores e especialistas apresentarão trabalhos de investigação; e eventos paralelos, organizados pelos expositores e a decorrer na área de exposição.