Lisboa com projeto-piloto instala pousa-pés para bicicletas

12/03/2023

No âmbito de um projeto-piloto, a Câmara Municipal de Lisboa instalou na capital estruturas “pousa-pé” para apoio aos utilizadores de bicicleta na via pública, à semelhança do que existe noutras cidades da Europa.

Em Lisboa, quem passa pela zona de Entrecampos, já se terá deparado com umas estruturas metálicas, dispostas no passeio, à beira da estrada, mesmo perto dos semáforos. O que são e para que servem?

Foto: CML

“Descanse o pé aqui… Obrigado por andar de bicicleta!” é a frase, pintada na base a verde, que consta destas estruturas que são poisa-pés para bicicletas.

A Câmara Municipal de Lisboa instalou essas estruturas, as primeiras, junto à Rotunda de Entrecampos, estando colocadas em ciclovias segregadas, antes do sinal luminoso, de modo que os utilizadores possam esperar, confortavelmente, pelo sinal verde, montados na bicicleta.

Foto: CML

A instalação destes equipamentos está integrada num projeto piloto que pretende avaliar a perceção dos utilizadores relativamente à valência do seu uso, de forma a aferir a instalação de mais estruturas noutras zonas da cidade.

A medida, salientou o vereador da Mobilidade, e vice-presidente, Filipe Anacoreta Correia, promove “modos de locomoção suaves e sustentáveis”. O autarca quer “tornar Lisboa uma cidade descarbonizada e amiga do ambiente, proporcionando a fruição do espaço público a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam a cidade”.

Num documento de 2021 assinado pela Câmara Municipal de Lisboa, era destacado que, “apesar de Lisboa ser conhecida como a cidade das sete colinas, 73% das suas ruas são planas ou apresentam declives inferiores a 5%, ou seja, são acessíveis à maioria dos utilizadores. Por outro lado, a proliferação da bicicleta elétrica e de outros modos suaves análogos, bem como de meios mecânicos de apoio, permite solucionar as dificuldades impostas pela orografia e aspirar a uma Lisboa plenamente ciclável”.